Por que dançamos?

 


As vezes em minhas postagens nas mídias sociais pergunto: você ja dançou hoje? Pois pra mim a dança é um momento de pausa, não somente do trabalho, mas aquela pausa de tudo, aquele momento que relaxamos e respiramos conscientemente, que sentimos que estamos vivos.

Na maioria dos dias a rotina nos engole, acordamos com a mente cheia de afazeres, compromissos obrigações externas e internas, obrigações que nos impusemos e mais as obrigações que a vida em sociedade nos impõe, 

Quantas segundas-feiras começam no domingo a noite quando já organizamos a semana, vivemos os dias antecipadamente, e o momento presente passa desapercebido por nós, não curtimos o cheiro prazeroso do café, do pão quentinho, não vemos a beleza do sorriso de um amigo, não nos permitimos uma longa gargalhada. Vivemos sempre no momento futuro, pensando no horário de chegar no emprego, no trabalho que temos que entregar, no que vamos fazer para o almoço, no que vamos vestir amanhã.

Eu te pergunto você já dançou hoje, você já dançou seu momento presente? 

Dançar é trazer a mente para o momento presente, onde a música acontece agora, meu corpo, meus ossos e músculos se movem neste instante, o depois não existe, depois só haverá o vazio de uma dança realizada, o espaço "de algo que existia e não existe mais" como diz Daniel Barenboin. 

O ato de dançar é viver este momento presente é um momento de imenso prazer, pois não há a ansiedade do que irá acontecer, pois já está acontecendo, nem a expectativa do que farei depois, pois já estou fazendo.

Quando danço é o momento em que realmente eu vivo, é o momento em que me sinto, é o momento que relaxo e não existe nada, apenas eu e a música, eu e eu em harmonia, como na dança eterna do cosmo, pois se observarmos a nossa volta tudo dança, existe sincronismo e harmonia em tudo. E quando dança faço parte desta harmonia cósmica


O Melhor Aperfeiçoamento Técnico para sua Melhor Dança


Comentários

Postagens mais visitadas