Papo de Bailarina: Conquistando a Liberdade na Dança do Ventre


Quem me acompanha na lives sabe que defendo a liberdade criativa dos bailarinos, mas sempre expresso e afirmo a necessidade do estudo e da preservação das raízes. Mas porque repito isso tantas vezes? 

Uma vez numa  exposição sobre os registros arqueológicos da escrita li o seguinte: "Como seria possível controlar por completo uma sociedade e impedir qualquer pensamento crítico? George Orwel criou a solução: o controle da memória 1984"  li esta passagem anotei na minha agenda é nunca mais esqueci. E sempre ela vem a minha mente.

Quando Dançamos em liberdade resgatamos em nosso subconsciente as memórias de leituras, diálogos, vídeos, imagens, tudo o que vivemos vão sendo organizados, toda nossa vivencia desde a mais tenra idade, memórias que nem sabemos que temos vem a toda em forma de movimento, por isso que alguns são tão agradáveis e outros nem tanto, alguns movimentos provocam tanto o inconsciente que algumas pessoas largam a Dança. 

Mas agora imagine sua mente como um papel em branco. quais movimentos viriam a tona, mais expressões, o que você realizaria com seu corpo? Você iria apenas reproduzir aquilo que está ali sendo proposto no momento, não teria um pensamento crítico sobre o que lhe é proposto, nem poderia avaliar se é bom ou não, pois não teria referencias para isso.

As suas vivências compõem a sua expressividade, a sua identidade, sua base crítica para gostar, não gostar e opinar. Quem controla o corpo e as vivências, controla a mente. Quem dita as regras para o corpo, controla o que a mente pode pensar, ser e sentir

Um corpo livre para se movimentar, agir, ir e vir alimenta também uma mente livre para compreender, questionar e buscar de forma autônoma soluções melhores para seus problemas. Mas como romper a barreiras das proibições, negações e manipulações muitas vezes tão sutis que parecem colaborações?

Esta é grande problemática contemporânea,  somos tão doutrinados a obedecer que quando libertos queremos regras e assim também é a Dança do Ventre. Uma dança livre que tentam a todo custo impor limites, criando origens, estilos, impondo regras, podando os instintos criativos e naturais que a caracterizam. 

O Conhecimento nos dá liberdade para compor, Dançar de forma consciente, viver a dança em liberdade de reproduzir e criar com solidez. 



Quer receber conteúdos de Dança do Ventre em seu e-mail se inscreva para receber nosso Informativo Belly Dance. Toda semana textos informativos, reflexões e aulas gratuitas de Dança do Ventre. Clique aqui



Nos encontre nas Mídias Sociais

Grupo no Whatsapp mande mensagem dizendo seu nome e quero participar :


Grupo no telegram:


 

 




Comentários

Postagens mais visitadas