Papo de bailarina: O Lado Negro da Dança


Esta semana fiz algo que nunca tinha feito na vida, disse a uma pessoa que não a queria como aluno.

Isso me fez pensar um pouco sobre quem pode e quem não pode dar aulas de Dança do Ventre, o que é ser professor e quem apenas ocupa uma vaga numa escola de Dança ou academia. 

Acredito que todo professor é formador de opnião, é ele que vai passar a diante a visão da Dança e como ela deve ser praticada, acredito também que a Dança do Ventre tem várias facetas que cada profissional ensina aquela a qual se identifica, e que mesmo  eu idealizando um curso de Formação de Professores dentro do que acredito é impossível ter certeza que o aluno quando formado terá um trabalho dentro da visão holistica que tenho, a  partir do momento que ele está formado o mundo é dele. 

Mas depois de tanto tempo lecionando é possivel perceber alguns sinais, é possível perceber quando o aluno irá partir para o lado "negro da Dança", ou quando ele já chega com essa sombra. E me permito escolher a opção de não fazer parte disto, mesmo que indiretamente.

Ensinar a Dança do Ventre pra mim é muito mais que uma profissão  e dança-la é muito mais que fazer movimentos. Foi com a Dança do Ventre que me encontrei, que encontrei Deus, e dei fim a guerra que existia dentro de mim. Foi Dançando que as dores da alma cessaram, que o amor nasceu dentro de mim e para mim. Dançar me fez permancer viva e presente em mim, com a Dança sei quem Sou e o que escolhi Ser. Mas não uma dança decorada, toda contadinha e perfeita , essa não faz isso, mas aquela Dança que sai de dentro, que a alma dança junto, sem roteiro, sem passo marcado, apenas o corpo e a alma em perfeita harmonia com a música, é essa a dança que me curou.

E é essa Dança que ensino pelo puro prazer de compartilhar o que me fez bem. Ensinar a Dançar, como já falei outras vezes, é ensinar a viver, é ensinar a se amar e a sentir-se amado e amante ao mesmo tempo. E isso não é fácil, pois requer entender que o outro não quer isso, que o outro busca o passo marcado, a coreografia pronta, porque Liberdade e Amor é para os poucos que tem coragem.


O Melhor profissional começa na Melhor Formação clique aqui



Comentários

Postagens mais visitadas