Papo de Bailarina, Dance menina, dance


Ontem encerrei uma fase importante da minha vida, me aposentei da sala de aula, pra quem não sabe sou professora do ensino fundamental, comecei a dar aula com 17 anos. Minha primeira turma foi um maternal na creche da Secretaria da Fazenda aqui em São Paulo, foi o lugar que mais aprendi, até hoje ainda lembro o nome dos alunos. Depois passei para uma escola de educação infantil particular, depois para rede estadual e com 24 anos entrei na rede municipal de ensino onde fiquei até hoje, foram 26 anos na mesma escola. 

São tantas rostos, tantas pessoas, tantas histórias, mudei tanto, aprendi tanto que as vezes tenho a impressão que aquela menina de 17 anos nunca existiu, uma menina que tinha medo de tudo, tinha medo do corpo, de falar, até de pensar em certas ocasiões, que se escondia nos livros, que  não sabia o que era sorrir, o que era se deixar ser livre, não sabia o que era amar. 

Uma menuna carrancuda que se achava adulta, que achava que para conseguir o que queria tinha que se privar do prazer, tinha que estudar e trabalhar nada mais. Que não se permitia se distrair, pois tinha que cumprir sua meta de ser alguém. 

Se hoje eu voltasse no tempo eu a abraçaria e falaria " Querida sorria você já é alguém, ame a vida, pois a vida é um baile e o viver é uma dança". 

Sim, viver é uma dança hoje eu sei. Quanto sofrimento, quantas horas de choro e solidão eu teria evitado se soubesse que viver é tão simples, basta abrir o peito, respirar fundo e seguir o compasso, pois tudo o que querremos já é nosso, basta seguirmos no ritmo e esquecer a coreografia decorada imposta pelo outro e seguir a nossa música interna, seguir o nosso proprio tempo e ritmo. Se perdemos algumas passagens tudo bem acontece, a música continua, as vezes dançamos em dueto, as vezes em solo, mas o importante é dançar, pois quando o baile acabar poderemos voltar pra casa com a alegria de ter dançado todas as músicas que tocaram.

Se eu pudesse voltar no tempo falaria pra aquela menina querida dance, apenas dance.


Vem Dançar a Dança do Ventre com um método fácil e prático clique aqui

Comentários

Postagens mais visitadas