Papo de Bailarina: Aula de Dança para Acalmar


 Muito se fala atualmente sobre a hiperatividade das crianças, os pais justificam a falta de controle e educação dos filhos com um laudo médico e outros pior ainda medicam seus filhos para ter controle sobre eles. 

Na maioria das vezes estas crianças não possuem hiperatividade, mas sim uma necessidade natural do ser humano em realizar movimentos. Em casa todos nos somos hiperativos, cada um a sua moda, meu filho mais novo Miguel quando tem que pensar em algo, até mesmo nas lições da escola faz isso andando pela casa, o que me faz lembrar de quando eu era criança que também estudava andando. 

Paulo Henrique por mais que ele pareça calmo não consegue deixar de ocupar a mente com uma leitura, esta sempre com um livro na mochila para o momento de ócio. O André... acho que só vejo ele parado quando está dormindo.

O Ser Humano é ativo, a sua inatividade que é a anomalia. Mas porque então queremos que nossos filhos fiquem imóveis e em silêncio?

Acredito que são normas criadas pela sociedade para gerar seres passivos e obedientes mantendo a sociedade estável como ela é, sem questionamentos, sem mudanças. Por isso as escolas presam a obediência cega e burra, no lugar de incentivar o desenvolvimento de seres ativos e criativos. 

E nós pais seguimos o mesmo caminho, sem perceber o quanto estamos destruindo a criatividade e naturalidade de nossos filhos. Pois isso já foi destruído em nós a tanto tempo que já não a vemos mais como um caminho. 

Há pouco tempo, as crianças corriam nas ruas, eram felizes, tinham suas aventuras, viviam suas fantasias em primeira pessoa, eram astronautas, faziam expedições à África, viajavam para países distantes, tudo nos seus quintais e terrenos baldios, longe dos olhos dos pais, assim mediavam o silêncio exigido socialmente, com a alegria do viver infantil.

Hoje eles vivem as mesmas aventuras de forma terceirizada, vendo numa telinha do celular, do computador ou a televisão. Suas mentes vivem, mas os corpos não, criando mais uma geração de corpos sem mentes e vice versa. Não existem mais quintais, mais terrenos baldios, para que possam correr e serem o que quiserem ser, para viverem as mil aventuras que a mente infantil pode criar.

E não contentes com a inatividade impostas as crianças alguns pais buscam as aulas de Dança para acalmar seus filhos ainda mais, pois o filho perfeito é aquele que não se ouve, que fica quietinho no canto como um enfeite. "Eu tenho um filho, ele está ali bonzinho, limpinho e perfeito". 

Mas uma boa aula de dança não é aquela que acalma, mas sim aquela que tira o aluno do eixo, que incita sua mente a ser criativa. o estimula a realizar movimentos, quando chega em casa quer dançar o tempo todo. Pois a aula o deixou cheio de energia e entusiasmo para correr e pular muito mais.

Uma boa aula de Dança aumenta a energia de viver e conviver entre os demais, a Dança não acalma, a Dança nos faz feliz. E pessoas felizes são ativas e criativas com alegria para realizar o que deseja, para alguns inertes estas pessoas são hiperativas, pois não compreendem que a felicidade quando transborda em movimento é como um rio que não para nunca, pois sabe que Dançar é o próprio movimento da vida. Dançar é Viver.


Seja Diva o Melhor Curso Online de Dança do Ventre



Comentários

Postagens mais visitadas