Papo de Bailarina: Ser Professor de Dança é ser Professor de Vida

 

Já contei em diversas ocasiões como comecei a dar aulas de Dança do Ventre, e como foi totalmente sem intenção, dizem que não existem acasos, mas a Dança em minha vida foi um acaso ou um presente Divino como gosto de chamar. Comecei a Dança numa época muito difícil de minha vida, parecia que tudo estava errado, que tudo o que eu tinha sonhado não fazia sentido, eu era infeliz. 

E veio a Dança, que me encheu de alegria e um ano depois passei a dançar profissionalmente e surpreendentemente minha professora de Jazz, a Glaucia , me convidou pra dar aulas em sua escola. Foi aí que senti o poder da Dança,  percebi que muitas mulheres passavam o mesmo que eu, se sentiam um objetivo, um eletrodoméstico, se sentiam desvalorizadas e vazias. E a dança assim como pra mim proporcionava a estas mulheres um momento de autovalorização, de perceber a si mesmas, e quanto mais eu via isso acontecer, mais me curava da dor que sentia. 

Hoje sei porque isso acontece, além do estimulo físicos e biológico, existem muitos estímulos psíquicos e depois de 25 anos Dançando, ensinando e estudando a Dança do Ventre, afirmo que  todos, homens e mulheres, deveriam fazer Dança pelo menos num período de sua vida. Permitir que o corpo se mova em liberdade é uma sensação incrível que realmente nos cura.

Ser professora de Dança me permitiu ver o quanto as pessoas se transformam, o quanto se tornam mais felizes, emocionalmente autônomas ao dançar, e isto é a melhor sensação que existe, saber que fez parte da felicidade de alguém. Agradeço todos os dias por poder viver essa oportunidade, de ajudar pessoas a também viverem seus corpos em harmonia. Agradeço todos os dias por poder colaborar para um mundo mais feliz. Dançar é Viver, como sempre digo, mas ensinar a Dançar é viver em dobro o mais sublime da vida, germinar felicidade pra você e para o outro. 

Se você sente este desejo de trabalhar com a Dança, de dar aulas de Dança do Ventre, não tenha medo, não fique adiando, vá, se jogue, acredite. É uma profissão maravilhosa, estude, busque, compreenda a Dança. Entenda o porque que a Dançar não é só fazer movimentos, perceba as entrelinhas do ato de Dançar. Vá além dos oitos e camelos, sinta o verdadeiro banho de Luz na alma que a Dança pode nos dar. Ensinar a Dançar também é ensinar a Viver. 



Comentários

Postagens mais visitadas