Papo de bailarina: Gestar, Nascer e Dançar


Já perdi a conta de quantas vezes respondi a pergunta: "Quanto tempo demora pra aprender a Dança do Ventre?" É uma pergunta difícil de responder, pois cada pessoa se desenvolve em tempos diferentes. Existe uma estimativa de um ano para aprender a movimentação básica e cinco anos para uma desenvoltura profissional. Não são tempos exatos, mas no geral acontece assim. 
No entanto existe a possibilidade de adiantar este processo com treinos bem direcionados. Mas eu percebo que as pessoas que tem pressa em aprender são as que menos treinam, são as que menos querem fazer exercícios, são as que menos querem compreender e sentir a música. Elas desejam a pílula de bailarina. mas isso não existe. 
As pessoas que aprendem mais rápido são aquelas que dançam com a alma, que colocam de lado o que o outro faz e dançam do seu jeito, se entregam à música e realmente dançam. 
Existem vários motivos para se dançar, desde o simples prazer até a busca de nova profissão ou da primeira profissão. Mas uma coisa que todo bailarino ou bailarina deve ter é paixão. 
A dança além de tudo que ela pode ser, como já falei várias vezes, terapêutica, condicionante do corpo, cultural e devocional, ela é Arte, e como tal deve haver um sentimento que é desenvolvido através de um processo como na natureza, gestar, nascer, crescer e amadurecer. 
As vezes este crescer e amadurecer passam por percalços mal sucedidos, quando o professor não é tão legal  ou guando a pessoa decide estudar sozinha e se perde no caminho. Mas quando tudo está bem encaixado, aluno, professor e proposta de trabalho o sucesso é certo.
Não me lembro de ter pressa de aprender, me lembro de treinar muito, mas porque eu amava me sentir viva, sentir meu corpo em movimento, sentir a música dentro de mim. Adora sentir que a cada dia meu corpo fazia com mais facilidade, da mesma forma que adoro ver os alunos crescerem, cada dia um mudança na movimentação, na expressão, na interpretação. Isso é apaixonante. 
Não existe nada mais prazeroso do que ver os jovens bailarinos e bailarinas saírem de suas cascas criarem asas e voarem livremente. Voo junto com cada um deles. 

Comentários

Postagens mais visitadas