Como Dançar o Khalege ou Khaleej




Khalege é uma dança realizada por homens e mulheres da região do Golfo pérsico, a palavra khalege significa o que é do golfo ou o próprio golfo, nesta região estão localizados os países:  Arábia Saudita, Iêmen, Omã, Emirados Árabes, Qatar e Bahrein.


As mulheres dançam diferente dos homens que de acordo com os preceitos islâmicos dançam em ambientes separados, no Brasil a dança feminina é mais conhecida cuja principal característica são os movimentos de pescoço, cabeça e passada marcada com um pé atrás em meia porta.

O traje para essa dança é composto de túnica larga de mangas amplas ricamente bordada que é usada sobre a roupa usual, durante a dança é comum aproveitar os movimento da túnica para enriquecer a performance, tomando o cuidado para não levantá-la acima dos joelhos, alguns movimentos de mãos fazem parte da dança propriamente dica, mas outros pertencem à interpretação de uma música em específico que se popularizou.

Confesso que quando dancei o Khalege pela primeira vez me senti desengonçada, mas o cadenciado imposto pelo ritmo saudi é contagiante e muito alegre.


Embora seja coreografada para ir ao palco, o gostoso é realmente soltar os cabelos e deixar o corpo se movimentar livremente ao sabor da música. 

No youtube você pode encontrar vídeos ensinando o ritmo saudi com o nome Khalege também, devido sua origem.

Quando falamos danças típicas e folclóricas é muito difícil dizer exatamente como acontecem pela dificuldade de encontrar materiais confiáveis. geralmente é uma repetição das mesmas falas. 

Percebi que o Khalege que aprendi era um pouco diferente do Khalege dançado na comunidade árabe, depois soube que os gestos que eu realizava eram a interpretação de uma música específica que infelizmente não lembro mais o nome. A Dança é bem simples  e espontânea, própria pra dançar na reunião com as amigas ou na casa da tia.

Tem um vídeo da Fifi Abdou que gosto muito que me serve de referencia, onde podemos perceber o acento atrás na passada com o pé de traz da meia ponta. Os movimentos são mais sutis e soltos do que vemos nos palcos, assim como presenciei nas festas na comunidade árabe aqui em São Paulo.
Segue o link:

No curso de Formação em Dança do Ventre que oferecemos aqui no FIDES a aluna Jusci realizou uma excelente pesquisa e elaborou uma aula de Khalege para crianças, clique aqui para ler o trabalho e ver seu plano de aula.


Quer aprender a Dança do Ventre com apenas 15 minutos por dia?


Dança do Ventre com Priscila Genaro no FIDES Centro de Cultura Lazer e Saúde
Aulas presenciais,  on-line e formação de professor


Comentários

Postagens mais visitadas