Estudo da Musica Árabe 3 - Por uma Dança do Ventre Natural e Criativa


A maior dificuldade de quem está iniciando o aprendizado da Dança do Ventre é como encaixar os movimentos na música.

Acredito que ao aprender a Dançar o bailarino ou bailarina realiza três habilidades distintas:

  1. As técnicas e dinâmicas da movimentação que caracterizam a Dança; 
  2. A capacidade de ouvir e distinguir as diversas camadas sonoras das músicas;
  3. O desenvolvimento da psicomotricidade capaz de representar o som percebido à movimentação aprendida.
Estas três habilidades resultam na Dança natural e criativa que adoramos assistir.

Mas como desenvolver estas habilidades na Dança do Ventre?

O Primeiro passo é treinar sistematicamente, trabalhando os movimentos com boa orientação com um objetivo bem estabelecido, ao ponto deles se tornarem naturais como passear no parque.

O segundo passo é ouvir a música árabe de forma a perceber os sons de cada instrumento, as diversas intensidades e o tempo de cada som. 

Depois deste momento podemos começar a "encaixar" os movimentos nos diversos sons percebidos, no começo fica algo neurótico e exaustivo, pois surge o desejo de realizar no corpo tudo o que aprendeu a ouvir, mas nem sempre isso é possível por ainda não ter desenvolvido a técnica do movimento ou falta de treino, as vezes por ser possível fazê-lo devido a velocidade da música ou textura extremamente rica.

Mas o importante para quem está começando é perceber que aquele som existe, que poderá ser representado ou ignorado. Sim, o bailarino pode escolher o que quer representar, porém isso deve ser uma decisão, sua escolha e não a única opção.

Ao executar uma coreografia previamente elaborada ou de improviso, a bailarina deve estar consciente da sua escolha, o que vai representar na música, isto facilitará que a bailarina expresse a emoção que a música que causa para o público, sua escolha irá definir a sua expressão e intensão.

Deixo uma sugestão:
Ouça a música e identifique cada camada sonora, dance-a várias vezes, a cada vez dance para um dos instrumento identificados, só o violino ou só alaúde, primeiro o que for mais marcante depois os menos marcantes, como um  pandeiro por exemplo. Se for difícil isolar um único instrumento dance conjuntos, as cordas ou os instrumentos de sopro ou conjunto percussivo. O importante que se dance cada camada sonora isoladamente e só depois dance toda composição musical.

Assim fica mais fácil de marcar cada passagem em suas diversas intensidades.

Estudar Dança do Ventre é uma tarefa de amor e dedicação. Como cultivar um jardim, todo dia precisa ser recado.



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Comentários

  1. Obrigada professora Priscila Genaro mais um vez suas palavras e colocação sobre a dança do ventre fantástica.beijo no seu coração..

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