Papo de Bailarina: A Dança do Ventre e o seu Ensino Hoje


Quem não entende ou conhece a Dança 
do Ventre acha que é só remexer o quadril um pouquinho e já está dançando, mas nós que dançamos, estudamos e adoramos esta dança maravilhosa sabemos que exige muito treino e conhecimento para saber dançar, realizar em cada música a devida expressão, conhecer os detalhes das os diversos formas de realizar na música os movimentos e como utiliza-los de forma rica e dinâmica. 

A Dança do Ventre tem várias facetas, por ser uma arte tão antiga pode ser mística, terapêutica, educativa, de entretenimento ou simplesmente festiva.  Mas além de tudo ela é arte e como tal exige expressão e criatividade. Exige vida, toda a nossa vivência, nossas emoções se refletem em nosso fazer artístico.
A criança acomoda as suas emoções e vivencias através das brincadeiras, representando seu cotidiano de forma lúdica. O adulto também necessita deste processo de acomodar e digerir as emoções e as vivencias, porém ele não brinca mais, ele não se permite estravar os sentimentos de forma lúdica, mas para muitos isso gera um grande sofrimento.

A Dança do Ventre é um meio de acalmar a mente e as emoções através da movimentação do corpo, da exploração das emoções para interpretar a música. Para Dançar buscamos dentro de nós subsídios para criar e expressar a música. Como sempre falo, algumas pessoas fazem isso naturalmente, mas a maioria de nós precisam de treino, necessitam reaprender a ouvir, a sentir o corpo e viver a ludicidade latente. 

Neste ponto que entra o profissional, o professor de Dança que também possui saberes a serem aprendidos e exercitados além dos saberes do bailarino. Ser o profissional que ensina a Dança do Ventre hoje é saber mediar a herança cultural e a necessidade atual do novo, trabalhar a excelência técnica sem desprezar a espontaneidade e a intuição. Saber mediar o passado histórico, o presente criativo e projetar o futuro preservando a Dança e sua raiz original. Ensinar a Dançar a Dança do Ventre exige tanto quanto aprende-la.  Mas todo esforço é compensado quando percebemos o sorriso, o brilho dos olhos de quem aprende. 



Formação em Dança do Ventre 
o Melhor Profissional começa com o Melhor Curso

Comentários

Postagens mais visitadas