Descobrindo a Deusa Interior por Ivani da Silva Santos

Trabalho realizado por Ivani da Silva Santos para a conclusão do Módulo de Fundamentos da Dança do Ventre do Curso de Formação e Capacitação de Professores de Dança do Ventre oferecido pelo FIDES Centro de Cultura Lazer e Saúde sob coordenação de Priscila Genaro

DESCOBRINDO A DEUSA INTERIOR

Justificativa

Por sentir as dificuldades e bloqueios em várias situações desagradáveis, e conseguir através da dança ter essa consciência de poder ter uma deusa interior, fazendo ver o quanto que é capaz de vencer barreiras. A decisão de se trabalhar uma deusa interior, e poder ajudar mulheres que se encontram em dificuldades com sua auto-estima em baixa, assim ajudando a superar esses bloqueios interiores.

Descobrindo sua Deusa Interior

Se olharmos em nossa volta, veremos sinais evidentes do surgimento de uma nova consciência e de uma lucidez feminina.

O Despertar das Deusas Interiores

Vem como um método maravilhoso que desperta forças que estão em fermentação dentro de nós, sendo capaz de despertar os modos mais fundamentais de pensamentos sobre nós mesmo, seria como uma avaliação detalhada sobre nós mesmo, trazendo explicações para certas atitudes que tendemos a tomar sempre, assim como a cura de bloqueio que trazemos ao longo da vida. Essas poderosas forças
interiores, que provocam mudanças são denominados Deusas.

Os Principais tipos de Arquétipos de Deusa

Athenas

Deusa da sabedoria e da civilização, ela busca a realização profissional em uma guerreira, envolvendo-se com a educação, cultura intelectual, justiça social e política.

Profissões de mulheres regidas por Athenas

As Athenas modernas são advogadas, juízas, promotoras, assessoras, diretoras financeiras, mulheres em cargos administrativos em geral, atleta, guerrilheira, lida com cultura, assistente social, justiça e teatro.

O que a dança transforma em uma mulher regida por Athena?

Essa mulher tem a constituição racional, sua mente é seu mecanismo de defesa e tudo que se compreendido pelo metal. O corpo não consegue captar a mensagem musical ritmo, flexibilidade tornando difícil o desbloqueio corporal.

Cor dessa Deusa vai de vermelho ao vinho

Afrodite

Deusa do amor, esta voltada principalmente para relacionamentos humanos, sexualidade, romance, beleza, inspiração artística, deve tomar cuidado com intrigas, com tendências e atitudes fúteis em decepções amorosas pode assumir posturas de mulher que cansou de sofrer e acaba se envolvendo com muitos homens, retenção de magoas em cima de magoas sem perceber até podendo cair em profunda depressão.

Profissões de mulheres regidas por Afrodite

As profissões mais adequadas para uma mulher de Afrodite são modelo, atriz, poetisa, dançarina, pintora, decoradora,  lida com estética, beleza e artes.

As cores dessa Deusa é vermelho rubi.

O que a dança transforma em uma mulher regida por Afrodite?

São mulheres reprimidas pela família na adolescência através da musicas, vislumbram novamente a vontade e alegria de viver. Logo seus ventre começam a ondular como fogo serpenteando e seus corpos invadidos por um prazer imenso explodem as amarras libertando a deusa da prisão.

Perséfone

Deusa do submundo, ela é mediúnica e atraída pelo mundo espiritual, pelo oculto, pelas experiências místicas e visionárias e pelos assuntos ligados a morte e ao nascimento, mulheres Perséfone costumam se harmonizar e se concentrar nos ciclos menstruais e lunares dos quais ela deverá olhar para dentro de si, coisas que Perséfone tem grande facilidade e mais observar os ciclos lunares coisas que ela também tem grande afinidade.

Profissões das mulheres de Perséfone:

São terapeutas, parapsicóloga, astróloga, xamã, taróloga, cromoterapeuta, em todas as áreas holísticas para transformação do ser pode trabalhar também como detetive particular, defensora dos pobres arqueóloga, brechós de roupa antiga e antiguidades, empresária de agencia funerária ou cemitérios para classe alta. Podendo ser líder nas comunidades e esotéricas, proprietária de espaços esotéricos.

O que a dança transforma em uma mulher regida por Perséfone?

A dança é uma atividade que pode estar integrada a vida diária da mulher Perséfone, trazendo equilíbrio harmonia e sua mente e corpo. A cada movimento ela vai conseguindo externar seus sentimentos liberando-se das angustias causadas por traumas do passado.

Ártemis

Deusa da selva, ela é prática, atlética e aventureira aprecia a cultura física e a solidão, a vida ao ar livre e animais, dedica-se a proteção do meio ambiente aos estilos de vida alternativos e aos estudos de vida alternativos e as comunidades de mulher ou organização feministas, também são adoradoras da Lua.

Profissões de mulheres regidas por Ártemis:

Ecologista, de diretoras a faxineiras de parques ecológicos, veterinários, pet shop,
balconistas. Arremessadoras, campeãs de arco e flecha, bióloga, alpinistas, trapezistas,
turismo e piloto.

Cores: verde com nuance de marrom e cores escuras.

O que a dança transforma em uma mulher regida por Artemis?

Nos dias atuais são mulheres muito angustiadas e inquieta sem perceber começa a fazer as coisas e não termina, traz em si a beleza natural de sua alma frenética, mas quando dança tem muita dificuldade de soltar mãos e braços, mas fascina com seu corpo forte e garra selvagem.

Demeter

Deusa da colheita ela é uma verdadeira Mãe Terra que gosta de estar grávida, de amamentar e cuidar de crianças. Esta envolvida com todos os aspectos do nascimento e com os ciclos reprodutivos da mulher costuma gostar de criar hábitos caseiros, típica dona de casa ou senão transfere esse dom para cozinha, grande ligação com a família ou transfere essa característica como mãezona dos amigos e sempre repleta deles, zelosa com tudo e todos que ama, assim como carinhosa e caridosa.

Profissões para regidas por Deméter:

Professora, enfermeira, babá, cozinheira, sendo ótima para administrar restaurante com muita comida boa, costureira para alta costura.

Cores: Laranja e branco.

O que a dança transforma em uma mulher regida por Deméter?

Na dança usa musicas suaves e etéreas, no corpo ela ilumina-se irradiando sua alegria
para todos os setores de sua vida.

Hera

Deusa dos céus, ela se ocupa do casamento, da convivência com homem. Mulheres líderes ou governantes de questões ligadas ao poder, extremamente autoritária. Pela autoridade pode ser facilmente confundida com Atena, a grande diferença está no desejo da Hera de casar. Ela almeja status, progresso e aumento do seu patrimônio. 

Profissões para mulheres regidas pela Hera:

Diretora de entidades sociais, primeira dama, anfitriã e organizadora do lar e de grandes recepções.

Cor: Vinho com dourado, azul noite com prata.

O que dança transforma em uma mulher regida por Hera?

Através da dança a luz da Hera vem a tona aos poucos trabalhar dentro de si as qualidades das deusas Athena, Afrodite, Perdéfone, Artemis e Déméter.

É empresária da sua própria arte. Não é difícil de identificar uma bailarina de Hera, quando dança se admira o tempo todo no espelho, quer ser perfeita em sua técnica.

O poder das Deusas

As deusas existem em nós, são fontes de padrões emocionais de nossos pensamentos, sentimentos, instintos e comportamentos que de forma simples às vezes para nos expressar poderíamos chamar de características femininas.
Começar a tomar consciência do grande mundo interno que carregamos dentro de nós, estarmos em contato com o novo com toda a sua essência, abrir a porta para esse nosso autoconhecimento. Maior liderança e sensibilidade e aos poucos perceberá o despertar das deusas interiores que irá servir para curar as feridas, ter força e poder, para saber raciocinar diante dos caminhos da vida, saber falar, calar e aceitar que momentos da vida temos que se manter em mistérios.
Ver a vida mais ampla sabendo respeitar seus ciclos reconhecê-lo dentro de si e aprendendo a se amar mais.

Qual Deusa te rege? 

Toda mulher possui uma ou duas deusas predominantes na sua constituição é improvável que chegue a trocar inteiramente de deusa num ponto de transição da vida.

Conclusão

Podemos concluir que toda mulher através de sua dança pode transformar sua vida, descobrindo um novo despertar através de sua deusa interior cada uma pode encontrar várias deusas em cada etapa da vida.

Bibliografia

STRUZANI, Roberta (O Estudo das Deusas Através do Despertar do Feminino)
LYZ, Sueli (Dança do Ventre Descobrindo sua Deusa interior)


Aula de Dança do Ventre gratuita
Se inscreva no link: www.fidescultural.com.br

Quer receber no seu whatsapp informações sobre a Dança do Ventre
é só mandar uma mensagem para 11 96309 7091 dizendo seu nome e quero receber

Comentários

  1. Amei a matéria e realmente podemos verificar em algum momento de nossas
    vi
    das a manifestação de algumas das caracter´sitcas das deusas... e me identifiquei e amei esta descoberta! Gratidão!

    Célinha silva

    ResponderExcluir
  2. Amei a matéria e realmente podemos verificar em algum momento de nossas
    vi
    das a manifestação de algumas das caracter´sitcas das deusas... e me identifiquei e amei esta descoberta! Gratidão!

    Célinha silva

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas