Dança do Ventre, dançando em busca do EU.

Dançar a Dança do Ventre é se encontrar com seu Eu, é dançar de dentro para fora é ter a certeza de quem você é naquele momento.
Elevar os braços e mexer o quadril ao sabor da musica, exige uma ousadia, uma vontade de SER, sem se preocupar com o outro, sem se preocupar com o julgamento alheio. A busca e o encontro do Eu estão intrínsecos neste momento.
Quando percebo as alunas saindo do quadradinho, saindo do movimento decorado e se entregando à dança livre, trazendo sua personalidade e expressão a tona, rompendo traumas, barreiras internas e externas, me sinto com mais coragem e força para dizer que a Dança do Ventre é para todos, não importa a idade, o biotipo ou o gênero. Basta querer dançar e se entregar aos movimentos e sentimentos.
No dia 14 de maio, FIDES Centro de Cultura Lazer e Saúde promoveu o “Encontro de Mulheres 2016", com apresentação de Dança do Ventre, Dança Cigana e uma deliciosa conversa com Eliane Pinheiro sobre o feminismo e como em nosso dia a dia reproduzimos muitas vezes inconscientemente pequenas ações que demonstram como ainda vivemos num mundo pautado num patriarcado, na hipervalorização da ação masculina em detrimento da ação da mulher.
Através de diálogos e vivências Eliane favoreceu a reflexão sobre o SER humano e o Ser mulher, pois antes de tudo temos que lembrar que somos seres integrais dotados de masculino e feminino.
ainda mais quando falamos de arte, do fazer artístico questões de gênero estão fora da pauta, pois somos bailarinos fazendo arte.
No caso da Dança do Ventre, uma arte milenar, difundida pelo mundo como uma dança exótica e sedutora, mas que na verdade é uma dança libertadora em sua estrutura e forma. É uma dança que conduz nossa psique numa busca interna de quem somos, quebrando as barreiras do preconceito e da imposição social da estética patronizada e comercial quando trabalhada de forma ampla valorizando o Ser e a arte como articuladora da união e da integração entre as pessoas. Podemos considerar a dança do ventre como um ação psicofísica, pois através dos movimentos novas conexões vão se formando em nossa mente, favorecendo a reconstrução de imagens e conceitos. 
Cada vez que participo dos eventos do FIDES uma grande emoção toma conta de mim. Presenciar a singularidade das danças apresentadas, a personalidade expressa em movimento e criatividade, me traz um misto de dever cumprido e desejo de fazer mais, de colaborar com mais pessoas a fazerem uso do poder desta dança maravilhosa. O poder do empoderamento de si, o poder de ser você mesmo sem necessidade de agradar o outro e ao mesmo tempo agradando a todos.
                                  Este vídeo é um resumo das vivencias deste dia enriquecedor, que nos remete a reflexão sobre quem pode praticar a dança do ventre.


Priscila Genaro e FIDES Centro de Cultura Lazer e Saúde oferecem cursos de Dança do Ventre para todos os objetivos:
  • Para quem quer fazer uma atividade física alegre, de baixo impacto, que queima calorias, fortalece a musculatura, favorece amizades e combate o estresse: Aulas Convencionais.
  • Para quem quer ser profissional,  dar aulas e tem tempo disponível: Curso de Formação e Capacitação de Professores de Dança do Ventre Extensivo.
  • Para quem quer ser profissional,  dar aulas e não tem tempo disponível: Curso de Formação e Capacitação de Professores de Dança do Ventre Intensivo.
  • Para quem quer ser profissional,  dar aulas e está fora de São Paulo: Curso de Formação e Capacitação de Professores de Dança do Ventre Extensivo. Curso on-line ( Breve)
  • Para quem quer fazer uma atividade física alegre e baixo impacto,não tem tempo disponível ou está fora de São Paulo: Aulas Convencionais on-line ( Breve)
Fides – Aprenda Dança do Ventre de Forma Diferente

Comentários

Postagens mais visitadas