Dança do ventre, como é sua dança?

A auto analise é uma pratica importante para quem pretende ser um profissional de alta performance, seja na Dança do Ventre ou qualquer outra área. Ser crítico sobre seu trabalho, observar se a dança realmente é o fruto da arte ou mera reprodução de movimentos. 
Roger Garaudy em seu livro "Dançar a Vida" diz   ""Passamos, neste fim de século, de uma arte imitativa para uma arte projetiva."   
O que seria uma dança projetiva? 
De acordo com dicionário informal* projetiva se refere a pessoa que projeta sua personalidade. Então partimos do pressuposto que na dança projetiva o bailarino expõe a sua personalidade, sua livre criação e sentimento artístico.
Quando pensamos na Dança do Ventre como fazer arte é fácil pensar em unir movimento, técnica e personalidade. Mas quando falamos de cultura, tradição e folclore, como unir à personalidade do bailarino?
E ainda temos outra questão ao apresentar uma coreografia de quem é a personalidade apresentada do coreografo ou do bailarino?
Na sala de aula quando se realiza a coreografia da professora de quem é a personalidade apresentada?
Quando se copia uma sequencia da internet de quem é a personalidade apresentada?

O papel do professor de dança do ventre é orientar o aluno de forma que ele construa a própria dança, porém ao se tratar da Dança do Ventre, o respeito às tradições é composições das danças folclóricas que estão agregadas a Dança do Ventre se faz imprescindível.




Priscila Genaro e FIDES Centro de Cultura Lazer e Saúde oferecem cursos de Dança do Ventre para todos os objetivos:
  • Para quem quer fazer uma atividade física alegre, de baixo impacto, que queima calorias, fortalece a musculatura, favorece amizades e combate o estresse: Aulas Convencionais.
  • Para quem quer ser profissional,  dar aulas e tem tempo disponível: Curso de Formação e Capacitação de Professores de Dança do Ventre Extensivo.
  • Para quem quer ser profissional,  dar aulas e não tem tempo disponível: Curso de Formação e Capacitação de Professores de Dança do Ventre Intensivo.
  • Para quem quer ser profissional,  dar aulas e está fora de São Paulo: Curso de Formação e Capacitação de Professores de Dança do Ventre Extensivo. Curso on-line ( Breve)
  • Para quem quer fazer uma atividade física alegre e baixo impacto, não tem tempo disponível ou está fora de São Paulo: Aulas Convencionais on-line ( Breve)
Fides – Aprenda Dança do Ventre de Forma Diferente

*http://www.dicionarioinformal.com.br/projetivo/




Comentários

Postagens mais visitadas