Física Quântica X Dança do Ventre por Vanessa Natalie

Trabalho realizado por Vanessa Natalie para a conclusão do Módulo de Fundamentos da Dança do Ventre do Curso de Formação e Capacitação de Professores de Dança do Ventre oferecido pelo FIDES Centro de Cultura Lazer e Saúde sob coordenação de Priscila Genaro

Introdução


O que é a física quântica?
Há pouco mais de cem anos, o físico Max Plack, considerado conservador, tentando compreender a energia irradiada pelo espectro da radiação térmica, expressa como ondas eletromagnéticas produzidas por qualquer organismo emissor de calor, a uma temperatura x, chegou, depois de muitas experiências e cálculos, à revolucionária ‘constante de Planck’, que subverteu os princípios da física clássica.

Este foi o inicio da trajetória da Física ou Mecânica Quântica, que estuda os eventos que transcorrem nas camadas atômicas e subatômicas, ou seja, entre as moléculas átomos, elétrons, prótons, pósitrons, e outras partículas. Planck criou uma fórmula que se interpunha justamente entre a Lei de Wien – para baixas freqüências – e a Lei de Rayleightn – para altas frequências  – ao contrário das experiências tentadas até então por outros estudiosos.

Albert Einsten, criador da Teoria da Relatividade, foi o primeiro a utilizar a expressão quantum para a constante de Planck E = hv, em uma pesquisa publicada em março de 1905 sobre as conseqüências dos fenômenos fotoelétricos, quando desenvolveu o conceito de fóton. Este termo se relaciona a um evento físico muito comum, a quantização – um elétron passa de uma energia mínima para o nível posterior, se for aquecido, mas jamais passará por estágios intermediários, proibidos para ele, neste
caso a energia está quantizada, a partícula realizou um salto energético de um valor para outro. Este conceito é fundamental para se compreender a importância da física quântica.

Seus resultados são mais evidentes na esfera macroscópica do que na microscópica, embora os efeitos percebidos no campo mais visível dependam das atitudes quânticas reveladas pelos fenômenos que ocorrem nos níveis abaixo da escala atômica. Esta teoria revolucionou a arena das idéias não só no âmbito das Ciências Exatas, mas também no das discussões filosóficas vigentes no século XX.

No dia-a-dia, mesmo sem termos conhecimento sobre a Física Quântica, temos em nossa esfera de consumo muitos de seus resultados concretos, como o aparelho de CD, o controle remoto, os equipamentos hospitalares de ressonância magnética, até mesmo o famoso computador.

A Física Quântica envolve conceitos como os de partícula – objeto com uma mínima dimensão de massa, que compõe corpos maiores – e onda – a radiação eletromagnética, invisível para nós, não necessita de um ambiente material para se propagar, e sim do espaço vazio. Enquanto as partículas tinham seu movimento analisado pela mecânica de Newton, as radiações das ondas século XX, porém, algumas pesquisas apresentaram contradições reveladoras, demonstrando que os comportamentos de ambas podem não ser assim tão diferentes uns dos outros. Foram essas idéias que levaram Max Planck à descoberta dos mecanismos da Física Quântica, embora ele não pretendesse se desligar dos conceitos da Física Clássica. 

A conexão da Mecânica Quântica com conceitos como a não-localidade e a causalidade, levou esta disciplina a uma ligação mais profunda com conceitos filosóficos, psicológicos e espirituais. Hoje há uma forte tendência em unir os conceitos quânticos às teorias sobre a Consciência. 

Físicos como o indiano Amit Goswami se valem dos conceitos da Física moderna para apresentar provas científicas da existência da imortalidade, da reencarnação e da vida após a morte. Professor titular da Universidade de Física de Oregon, Ph.D em física quântica, físico residente no Institute of Noetic Sciences, suas idéias aparecem no filme  Quem somos nós? E em obras como A Física da Alma, 
O Médico Quântico, entre outras. Ele defende a conciliação entre física quântica, espiritualidade, medicina, filosofia e estudos sobre a consciência. Seus livros estão repletos de descrições técnicas, objetivas, cientifica, o que tem silenciado seus detratores. 

Fritjof Capra, Ph.D., físico e teórico de sistemas, revela a importância do observador na produção dos fenômenos. Ele não só testemunha os atributos do evento físico, mas também influencia na forma como essas qualidades se manifestarão. A consciência do sujeito que examina a trajetória de um elétron vai definir como será seu comportamento. Assim, segundo o autor, a partícula é despojada de seu caráter especifico se não for submetida à análise racional do observador, ou seja, tudo se interpenetra e se torna interdependente, mente e matéria o individua que observa e o objeto sob análise. Outro renomado físico, prêmio Nobel de Física, Eugen Wingner, atesta igualmente que o papel da consciência no âmbito da teoria quântica é imprescindível.

Papel do Professor de Dança do Ventre

Saber interpretar o motivo pelo qual o aluno procura esta aula e ajudá-la a atingir seus objetivos pessoais mesmo não acredite ainda que ela tenha esta capacidade. Resgatar seu feminino que a vida moderna adormeceu. Saber que ela é uma propagação da sua arte e sendo assim de sua mestra.

O perigo é quando a formadora não conhece o poder que ela tem em suas mãos, o mesmo que ela pode fazer no sentido positivo ela também pode fazer completamente contrario e trazer o negativo, no sentido de não acreditar que a aluna também possa evoluir e não trabalhar com ela trazendo prejuízos irreparáveis muitas vezes pela ambição financeira ou falta de conhecimento.

Muito Além da Dança

Existem pesquisas que comprovam que a dança do ventre neste contexto da energia mais apurada dentro que estamos falando física quântica, ela pode resgatar e até mesmo trazer curas materiais e espirituais quando nova formação de personalidade. 

Já houve casos de mulheres que desabrocharam em suas profissões controlaram melhor suas finanças, desenvolveram melhor a habilidade de liderar pessoas, liberação de preconceitos e tabus, autonomia contra violências domestica conjugal.

No sentido de que existe uma energia cósmica em todas as matérias e se baseado no estudo científico que nos traz a física quântica podemos afirmar que a dança do ventre quando existe a entrega verdadeira traz a bailarina um novo canal de energias que podem sim transformar por completo a vida em todas as áreas.

O segredo

O segredo é na verdade que tudo que acreditamos com muita fé é realmente verdade, e muitas vezes a gente não vigia o negativo, e se você acredita que formará as melhores alunas sim, você formará, o mesmo acontece se você duvidar que não é capaz de fazer isso. O segredo é saber também fazer em aulas com que a sua aluna consiga se projetar sendo a melhor que ela mesma todos os dias, trabalhando fortemente sempre com o progresso.

Para melhorar a aplicação do segredo sempre segue esta regrinha básica:
Foco: Focar nos objetivos, trazer novos desafios superação de limites, ter metas de evolução, resgatar sempre os sonhos pelo qual teve a procura da arte, trazer os desejos ardentes.
Ação: Pensamento, sentimento, ação = resultado.
Resultado: Foco atingido.
Perspectivas novas: Quando existem novos sonhos existem mais evoluções, ajudar a encontrar novos objetivos maiores.
Melhoria contínua: Melhor resultado sempre, sem precisar lidar com as frustrações e neste sentido troque a cobrança de resultados por geração de novos sonhos.

Experiência pessoal

Tenho uma vizinha de apartamento que já fez aulas em diversos lugares e não se encontra, apesar de adorar a arte, em uma oportunidade sem trocas financeiras, até mesmo porque o inicio foi uma brincadeira de “vamos dançar” eu fui até a casa dela, iniciamos assim nosso momento e nesta ocasião ela disse que não conseguia fazer um movimento no corpo que chamamos de Camelo, e trabalhei com ela Física Quântica com a dança do ventre, projetando-a ao mar fazendo ela idealizar que as ondas do mar estavam em seu ventre e com voz serena somente passando frases positivas continuava estimulando o poder da atração e incrivelmente ela fez o movimento perfeito em pouco tempo e eu mesma filmei para que ela visse, esta foi uma experiência maravilhosa, e em poucos momentos que tive a oportunidade de ensinar, todas as vezes que eu aplicava dava certo.

Tempos e módulos

Tenho visto e pesquisado e até mesmo convivido com aulas de locais que fazem seus curso de dança do ventre por módulos, iniciantes, básico 1, básico 2 enfim, se aqui comprovamos que a lei da atração trabalha em conjunto com a dança não existe tempo que defina que uma pessoa que começou a pouco tempo não possa de repente superar uma outra que tem a fé fortalecida que não é capaz é tem mais de anos estudando ou que de repente esta mesma troque sua fé e passe a superar a anterior
por conta da bagagem de informações e experiências acumuladas.

Conclusão:

E por fim venho trazer a parte mais importante, didática, sim claro, tem varias outras a serem aplicadas e aqui estamos para aprender todas, mas com este conteúdo a conclusão é que as professoras que se formarem com esta metodologia com certeza será diferencial no mercado da profissão, ouse credite e sonhe, porque sim, você é capaz de propagar sua fé até deixar um legado para esta vida mesmo quando você não esteja mais nela.

Palavras finais: Você é vida, você é luz, você é a força que expressa a arte da deusa de
seu interior, você é soberana e sábia, você pode mais, você é perfeita criação e imagem e semelhança de uma energia suprema que está viva aí dentro de você.

Agradecimento: Primeiramente gostaria de agradecer sempre a força maior que sem esta força nada somos e com ela podemos tudo, que uns chamam de força do universo, outros de Jeová, outros e Oxalá, enfim tantos nomes e eu chamo de Deus. 

Muito obrigada pelos momentos em que eu me descubro cada dia mais nesta arte que me define, gostaria de agradecer á família que apóia, em especial o frutos de meu ventre Nicole e Sabrina, as amigas e companheira da dança do ventre que ajudam a sanar algumas dúvidas e que acompanham nesta evolução, um carinho especial pela Elizete que está comigo mais tempo e que aceitas minhas loucuras positivas, e por fim mais especial o agradecimento da Mestra Priscila Genaro que idealizou sonhou nos deu oportunidade de fazer parte de sua 1°turma de Formação de Professoras da Dança
do Ventre, quero agradecer pela paciência principalmente por conta do meu trabalho que exige dedicação e ela ajusta tudo por um sonho dela que envolve nós, por ser esta líder espetacular, por conseguir trazer alma para seu trabalho, que ama suas alunas e eu posso dizer com todas a letras que também amo e que ela nunca vai se livrar de mim.

Bibliografia
HTTP://WWW.infoescola.com/fisica/quantica/
HTTPS://osegredocom.br/2015/05/a-cura-da-mulher-moder-atraves-da-danca-do-
ventre/

Aula de Dança do Ventre gratuita
Se inscreva no link: www.fidescultural.com.br

Quer receber no seu whatsapp informações sobre a Dança do Ventre
é só mandar uma mensagem para 11 96309 7091 dizendo seu nome e quero receber

Comentários

Postagens mais visitadas