A mulher muçulmana no mundo moderno e a sua visão sobre a Dança do Ventre, por Elizete Cassidori

Trabalho de realizado por Elizete Cassidori para a conclusão do Módulo Fundamentos da Dança do Ventre do Curso de Formação e Capacitação em Dança do Ventre oferecido por FIDES Centro de Cultura Lazer e Saúde sob coordenação de Priscila Genaro

A mulher muçulmana no mundo moderno e sua visão sobre a Dança do Ventre.


Justificativa
Este trabalho é um breve estudo sobre a mulher muçulmana e o mundo moderno, como é a vida no islamismo e sua visão sobre dança do ventre e como a arte é apresentada. A Pesquisa propõe auxiliar no entendimento de como é a vida de uma mulher muçulmana e como é a dança do ventre no Islã.

A dança do ventre
Elizete Cassidore e Priscila Genaro
A dança do ventre como todos nós sabemos, é uma atividade desenvolvida principalmente por mulheres. No oriente é uma dança que vem da identidade familiar, ou seja, passada de geração em geração. A dança do Ventre era muito praticada em festas femininas onde as mulheres dançavam para se divertir, mostrar a beleza umas as outras e para se preparar para o parto, pois a Dança do Ventre por exercitar a área do quadril ajuda as mulheres na fertilidade e na gestação, preparando assim a mulher para se tornar mãe. Não é permitido que homens vejam as mulheres dançando, a não ser que sejam suas esposas, para não terem fantasias eróticas com mulheres que não sejam suas esposas, por este motivo nas festas tradicionais as mulheres dançavam entre elas.em locais separados dos homens.

A mulher Islâmica
Na sociedade muçulmana, a mulher é protegida por ser previsto no Alcorão que o homem tem que proteger sua mulher como sua joia mais preciosa.

A mulher tem o direito de ter um marido com condições financeiras suficientes para sustentar a ela e aos filhos ou ela pode pedir o divórcio.

“ Sabei que tens direitos sobre as vossas mulheres e elas tem direitos sobre vós. Os vossos direitos é não vos traírem, nem permitirem que entre em vossas casas quem não desejais, e os seus direitos sobre vós é que deveis tratá-las bem, alimentando-as e vestindo-as.“ Souza, 2012.

A vida destas mulheres muçulmanas é bem diferente da vida das demais mulheres, em alguns países islâmicos vivem em suas casas e recintos e não podem fazer trabalhos externos, somente os domésticos.

“A maioria das mulheres vivem na reclusão, poucas foram as que tiveram papéis ativo em questões públicas, embora atualmente haja uma crescente liberação do papel das mulheres fora de casa que começou sob a influência ocidental. Em alguns países, porém, verifica-se um retrocesso aos valores
islâmicos, através do fundamentalismo islâmico.” (A mulher Árabe anônima)

Aqui no Brasil a vida de uma mulher muçulmana é bem diferente do que estamos acostumados a ver na mídia. Pois a mulher consegue viver normalmente  em sociedade e fazer coisas que as brasileiras acham simples, mas para elas é um direito conquistado. Em alguns países muçulmanos as
mulheres não podem trabalhar, mas por ser uma lei do país e não da religião.

Apesar do que vemos e o que a mídia nos passa, a mulher não é obrigada a casar com um homem que o pai escolhe por motivos religiosos e sim por ser parte de uma cultura, assim como as vestimentas não são obrigatórias, elas se cobrem e se vestem desta forma peculiar por considerarem ser um ato de respeito. 

A mulher muçulmana não é obrigada a ficar em casa, ela vê como um direito o ato de cuidar dos filhos e da casa, que aqui no Brasil por exemplo não é comum, o direito que a brasileira acredita ter conquistado seria  o de trabalhar fora de sua casa. 

Em muitos países mulheres que usam o véu simbolo do Islã são descriminadas pelo estilo de vida que levam.

Limia Ali Dabora que mora no Brasil a 15 anos de religião Islâmica, entrevistada para a realização deste trabalho, diz que a Dança do Ventre não é proibido no Islã porém ela tem algumas regras como a vestimenta, onde será praticada e a música. A música só pode ser tradicional da cultura árabe, ela cita o exemplo da guitarra que músicas com este instrumento são proibidas, que são permitidas somente com instrumentos típicos como derbak, alaude, e outros. As roupas para dançar geralmente são cobertas, vestidos com xales no quadril, as roupas de duas peças são usadas quando vão se apresentar para o esposo, ou quando estão entre mulheres, estas são as únicas situações onde ficam livres para mostrar sua beleza.

A opinião de Limia sobre a dança é que  dançar e o momento em pode expressar  seus sentimentos, como ela mesma diz “uma terapia” um exercício físico excelente para fortalecer a musculatura do corpo todo, não só do abdômen. A dança do ventre entre estas mulheres serve para que elas se sintam mais "elas mesmas", uma conexão da arte com o físico e o emocional.

Conclusão
As mulheres na dança apresentam muitas visões e conceitos diferentes, pois cada cultura desenvolve  uma forma de pensar sobre arte. Não existe o certo e o errado, nem bom ou ruim apenas formas de ver a arte da dança do ventre diferentes. A mulher muçulmana tem uma forma de pensar sobre a dança do ventre bem parecida com o forma de pensar de mulheres de outras culturas, que é uma arte como expressão corporal, porém a forma de exibição que é diferente. Para a muçulmana é uma dança para as pessoas próximas, seus esposos e mulheres da sua família. Já mulheres de outras culturas dançam para o público em espetáculos ou festas.

O mundo moderno está conseguindo receber melhor as muçulmanas, embora ainda exista muito  preconceitos e dificuldade das pessoas aceitarem as diferenças. 

A dança do ventre uma arte que pode ser praticada por todas as mulheres, desde que respeitem a sua religião, sua família e a si mesmas. É uma arte para todos.

Bibliografia
A mulher Árabe. Disponível em HTTP://www.netprof.pt/netprof/getDocumento?id_versao=8956. Acesso em 21/01/2016

A mulher no Alcorão e na Sunnah. Disponivel em HTTP://www.islamhoy.org/principal/portugues/mulher/a_mulher.htm; Acesso em 21/01/2016

Souza, Fatima. Junho de 2012. Disponivel em HTTP://pt.slidesshsre.net/kevinkr9/mulheres-no-mundo-muulmano.


Aula de Dança do Ventre gratuita
Se inscreva no link: https://www.fidescultural.com.br/dancadoventregratisinscricao

Quer receber no seu whatsapp informações sobre a Dança do Ventre
é só mandar uma mensagem para 11 96309 7091 
dizendo seu nome e quero participar do grupo de Dança do Ventre


Comentários

Postagens mais visitadas