Porque estudar a História da Dança
Sempre gosto de citar Roger Garaudy, filosofo francês que escreveu o livro "Dançar a Vida", ele diz que todo bailarino deve possuir uma grande cultura. Partindo deste pensamento acredito na importância do estudo não somente da história da Dança do Ventre, a história da dança mundial, como também a constante dialética entre a arte e a sociedade, como o fazer arte resulta dos processos sociais e vice versa.
A dança enquanto fazer artístico representa os diversos papeis sociais estabelecidos pela mídia e pelos meios de comunicação. Compreendendo os processo históricos fica mais fácil compreender o momento em que estamos vivendo e que rumo teremos.
Por isto não basta apenas aprender os movimentos, o bailarino e a bailarina deve compreender a Dança em todos os seus aspectos: sociais, políticos, econômicos, sua influência na mídia e na cultura local e mundial.
Dançar não só uma atividade, mas inclui um posicionamento social, cultural e politico. O artista é um influenciador, um formador de opinião e deve ter ciência desde seu papel. Mas ao invés de conduzir o pensamento do espectador, deve sim libertar as mentes, para que vejam o mundo por si mesmos.
Dançar é uma ferramenta de liberdade, mas se mal compreendida se torna um cárcere de vaidade e egoísmo.
Dança do Ventre no FIDES com Priscila Genaro
Priscila Genaro e FIDES Centro de Cultura Lazer e Saúde oferecem cursos de Dança do Ventre em diversos formatos para atender a sua necessidade:
- Para quem quer fazer uma atividade física alegre, de baixo impacto, que queima calorias, fortalece a musculatura, favorece amizades e combate o estresse
- Para quem quer ser profissional, dar aulas;
Comentários
Postar um comentário