História da Humanidade

”Para expressar profundamente, e mesmo participar de um momento histórico da criação contínua do homem, a dança moderna exige, por seu próprio princípio, que o dançarino seja portador de uma imensa cultura”  Roger Garandy

Curso de Formação de Professor de Dança do Ventre

Modulo 1 - Aula 2 - Uma Breve História da Humanidade



Ao estudar dança, seja a dança brasileira ou a Dança do Ventre se faz necessário compreender o processo histórico, político, econômico e social em que estão inseridas as construções coreográficas, visto que a dança, como toda expressão artística é a representação da sociedade vigente. Sociedade com seus líderes e ícones sociais pertencentes às classes letradas e que detêm as posses, com poucas exceções, desta forma mesmo quando há a defesa das minorias, esta defesa passa pelo crivo do dominador. Às classes populares restam-lhe seguir as regra e normas ditadas pela classe dominante. A arte representa este poder e a resistência a ele, numa dialética implícita.

Para compreender o processo evolutivo da dança é necessário compreender o próprio homem e sua evolução social, econômica e geográfica...


Este foi o inicio da 2ª aula de Formação de professor de Dança do Ventre. Após um breve passeio panorâmico pela história da Humanidade foi proposta algumas questões de auto avaliação, partindo do pressuposto que o maior conhecimento e o auto conhecimento.Entre as quais, as clássicas questões: O que te levou a praticar a Dança do Ventre e qual seu objetivo nesta Dança?

"Em primeiro lugar foi fazer realmente uma atividade física. depois que conheci mais a dança do ventre, foi estar de bem comigo"

"Sempre tive vontade de aprender, gostava de ver as bailarinas dançando"

" Ser feliz e aprender"

"Aprender a dançar e estudar sobre a dança do ventre. Saber o que por que ela existe e encanta as mulheres."

"Distrair a mente, mexer o corpo, aprender a dançar e ter controle do corpo"

"Desenvolver a sensualidade sensualidade, sentir-se bem"

" Meu objetivo hoje é passar meu conhecimento ao próximo, mas já foi me conhecer melhor, estar de bem com o corpo e conhece-lo melhor."


Este texto faz parte do curso de formação leia do inicio:

Modulo 1 introdução

Modulo 1 aula 1




Comentários

Postagens mais visitadas