Processos Coregráficos na Dança do Ventre 7 - Como Dançar com Espada

Este texto faz parte da série Processos Coreográficos onde falo sobre como estudo e elaboro minhas coreografias de Dança do Ventre. E o tema de hoje é como dançar com espada.
A Dança com Espada faz parte da tradição de muitas culturas do Oriente, geralmente realizada por homens que exibem sua habilidade e destreza com o instrumento símbolo da masculinidade. Foi inserida na Dança do Ventre pela necessidade de diversificar os shows e cativar o público.
Quando me ensinaram a dançar com espada me disseram que era um instrumento que deveria ser usado com músicas lentas e melodiosas e a espada deveria ser equilibrada na cabeça, quadril, ombros, mãos e coxas. Porém com  o passar do tempo percebi que o dançar com a espada pode ser muito mais dinâmico, podemos fazer diversas manobras, simular golpes, giros intensos e um toque de sensualidade e demostração de poder. Por isso prefiro coreografar com a espada  músicas fortes bem marcadas que exijam dinamismo e mistério.
A coreografia a seguir foi inspirada num trecho do filme Alexandre, O Grande no filme as bailarinas dançam com punhal, mas a motivação não foi o instrumento, mas a intensidade e sedução da cena.
Como a coreografia foi montada para uma turma iniciante, sim espada pode ser dançada por iniciantes e apenas mais um instrumento,  fiz uso de movimentos básicos sem variar o desenho cênico.
A música utilizada se chama Naga  do músico percussionista Jeremiah M. Soto conhecido como Solace, suas músicas são misteriosas e intensas geralmente coreografadas pelo bailarinos do Tribal.
Em Naga encontramos a percussão bem forte no célula rítmica Masmud Saghir/baladi. o coro suave e as paradas bem marcadas proporcionam o ar de mistério ideal para a proposta.
Segue alguns vídeos de nossas apresentações:









Todas as sextas-ferias as 18 horas, eu Priscila Genaro estou na página do FIDES Centro de Cultura Lazer e Saúde ´com dicas sobre a Dança do Ventre. 
Curta a página pra ficar por dentro de tudo: https://www.facebook.com/FidesCultural/



Cursos e aulas no meu site: www.priscilagenaro.com.br





Comentários

Postagens mais visitadas