Dança do Ventre em Grupo


A Dança do Ventre coreografada em grupo passou a ser desenvolvida massivamente no final dos anos 90 e inicio de 2000 com o crescimentos da prática da Dança do Ventre no Brasil. Atualmente é a forma mais apresentada, muitas escolas se especializaram nesta estrutura de dança que se diferencia da dança solo e exige dos bailarinos habilidades específicas:

 Compreender a proposta do coreografo: Em seu livro "Paralelos e Paradoxos" Edward Said dialoga sobre a música, mas algumas de suas reflexões podemos levar para dança. Como quando diz que um músico quando toca numa orquestra de quem é a leitura musical, dos músicos ou do maestro que rege ou do musico compositor da obra? Quando o bailarino dança uma coreográfica em grupo de quem é a interpretação musical? Acredito que o bailarino representa a interpretação do coreógrafo, se o passo é maior ou menor, com ênfase de um lado ou de outro, leve ou pesado, a posição da cabeça, dos braços, do tronco, até mesmo o sorriso mais contido ou mais aberto, o tempo de cada movimento e a mensagem da dança é uma intenção dada pelo coreógrafo. Assim o bailarino deve ter clareza da intenção deste e da mensagem da dança.

Desenvolvimento da memória corporal: Todos nós temos memoria corporal, por isso podemos fazer varias coisas ao mesmo tempo, dirigimos e conversamos, lavamos louça e assistimos televisão, e mais uma infinidade de ações mecânicas são realizadas enquanto o cérebro se ocupa de pensamentos, emoções diversas e de outras ações. Numa coreografia o movimento deve ser espontâneo e automático, não há tempo para reflexões sobre o que vem a seguir. Para isso existem os treinos não apenas das sequencias, mas também das técnicas que compõem a sequência. Muitas vezes uma pausa no estudo da sequência  pra treinar e desenvolver a técnica ali apresentada facilita sua memorização.
Foto do ensaio no FIDES
Desenvolver a percepção do todo: Quando se dança em grupo é imprescindível a habilidade de perceber o outro, saber e sentir onde cada bailarino está na coreografia, fazer uso da visão periférica para se localizar no espaço, saber o tempo do companheiro ao lado. Assim como os cardumes que nadam em sincronia, na dança em grupo o bailarino é parte de um todo e se movimenta em harmonia com este todo. Não existe o eu individualizado, mas a ação unica e conjunta do grupo, todos os integrantes são um único corpo que dança em harmonia, num mesmo tempo e energia, mesmo que na coreografia existam elementos em destaques ou em contraponto, tudo ocorre em harmonia.

A dança em grupo favorece a socialização, a empatia, a tolerância, o sentimento de "fazer parte" que traz grandes mudanças fisiológicas no organismo, Quando a dança em grupo é trabalhada para a união dos seres a felicidade, o afeto e a Paz cresce em todos. Como diz Vygotsky: 
"A arte é terapêutica para o artista e para o público"  



Priscila Genaro e FIDES Centro de Cultura Lazer e Saúde oferecem cursos de Dança do Ventre em diversos formatos para atender a sua necessidade:

  • Para quem quer fazer uma atividade física alegre, de baixo impacto, que queima calorias, fortalece a musculatura, favorece amizades e combate o estresse;
  • Para quem quer ser profissional, dar aulas e tem tempo disponível;
Fides – Aprenda Dança do Ventre de Forma Diferent, uma Dança do Ventre Leve e Democrática
Clique no link:     www.priscilagenaro.com.br



Comentários

Postagens mais visitadas