Dançando com Véu.

Dançar com um instrumento não é uma tarefa fácil, além do domínio das técnicas de Dança do Ventre  requer a destreza com o instrumento escolhido, como também conhecer qual musica e qual movimento se adequam melhor para compor uma coreografia contextualizada.
O véu é o instrumento mais democrático da Dança do Ventre, além de ser relativamente de baixo custo é recomendado para quem está  iniciando a dançar, pois serve de apoio para distrair os olhos de um quadril menos habilidoso.  Como a própria história da Dança do Ventre a dança do véu também é controversa.
Podemos encontrar  literaturas¹ de dança do ventre que afirmam que a dança com o véu era realizada por sacerdotisas nos rituais sagrados simbolizando o desapego e  retratando os seres etéreos, o elemento ar e a suavidade do ser. Na cultura oriental o véu é um manto utilizado para proteção dos intempéries da natureza, no Islã é um simbolo religioso, o referencial da mulher devota. De acordo com as pesquisas de Roberta Salgueiro o véu foi introduzido pelas bailarinas nos shows do Salah de Bad’ia Masabni, empresária bem sucedida do show business do Cairo no início do seculo passado, como forma de diversificar os espetáculos.
Apesar do véu fazer parte do cotidiano da mulher oriental foi no ocidente que esta dança criou forma, as bailarinas ocidentais desenvolveram técnicas para dançar com diversos tipos de véus: véu duplo, véu asas de Ísis, véu poi, véu fan. E dança-se com inúmeros véus de acordo com a criatividade de cada bailarina. Das danças com vários véus a mais famosa é a dança dos sete véus, que será abordada em outro texto.
No entanto na Dança do Ventre tradicional o véu é apenas a introdução de uma rotina clássica, onde a bailarina entra, manuseia o véu com suavidade e leveza e se desfaz dele num momento propicio da música para só então começar sua apresentação em si.
Mas nada impede que na livre criação artística a bailarina em seu solo ou num trabalho de grupo apresente uma coreografia inteira com véu, desde que não seja esquecido que na Dança do Ventre a enfase sempre está no cadenciado do quadril e nas ondulações do tronco e abdômen.
A dança com véu para mim é uma das mais prazerosas, me faz sentir livre e leve, me faz criança. Posso imaginar as mulheres de um passado extremamente distante se despindo de seus véus e dançando ao sabor de alguma musica simples e despretensiosa, apenas se entregando à melodia, sem preocupações, sem técnicas arrojadas, apenas corpo e alma em movimento, num momento único de encontro do Eu e do Cosmo, o reencontro com o Sagrado.
"Eu só poderia crer num Deus que soubesse dançar"
Nietzsche


Na sequencia minha dança com véu:


Se cadastre no link e receba informações de cursos, palestras e eventos em seu email: http://fidescultural.klickpages.com.br/inscricao-base


Priscila Genaro e FIDES Centro de Cultura Lazer e Saúde oferecem cursos de Dança do Ventre em diversos formatos para atender a sua necessidade:
  • Para quem quer fazer uma atividade física alegre, de baixo impacto, que queima calorias, fortalece a musculatura, favorece amizades e combate o estresse: Aulas Convencionais.
  • Para quem quer ser profissional,  dar aulas e tem tempo disponível: Curso de Formação e Capacitação de Professores de Dança do Ventre Extensivo.
  • Para quem quer ser profissional,  dar aulas e não tem tempo disponível: Curso de Formação e Capacitação de Professores de Dança do Ventre Intensivo.
  • Para quem quer ser profissional,  dar aulas e está fora de São Paulo: Curso de Formação e Capacitação de Professores de Dança do Ventre Extensivo. Curso on-line ( Breve)
  • Para quem quer fazer uma atividade física alegre e baixo impacto,não tem tempo disponível ou está fora de São Paulo: Aulas Convencionais on-line ( Breve)
Fides – Aprenda Dança do Ventre de Forma Diferente
genaropriscila@hotmail.com









Comentários

Postagens mais visitadas