Estudo da Musica Árabe 2- Ritmos Árabes

O estudo na musica se faz necessário para o bailarino saber que estilo de dança irá realizar. Na musica árabe a percussão é muito marcante, reconhecer os ritmos ou células rítmicas é imprescindível para uma dança coesa. Porém não é só os ritmos que define o estilo da musica.
Lembrando:
Como já foi falado no texto anterior, a musica é composta por várias partes, de acordo com a minha compreensão considero importante o estudo do bailarino as seguintes:
  • os ritmos ou células rítmica ;
  • a textura musical;
  • forma da musica;
  • tempo ou andamento da musica
Muitos bailarinos dançam apenas no tempo, ignoram as diversas variações que a musica apresenta. A Dança do Ventre pede mais, pede que o bailarino represente o som com seu corpo, transforme a musica que não é palpável, intangível em algo tangível, o corpo que dança é o corpo transformado em musica, sem dicotomias, Se retirado o som de uma apresentação o público poderá identificar que som está sendo realizado naquele momento através do corpo do bailarino.
Para saber o estilo da dança, é necessário saber o estilo da musica que é mais facilmente identificado quando observamos a textura, quantas vozes estão sendo realizadas, em quantas partes a musica é composta, qual a origem da musica que região ela representa. Ouvindo e analisando, percebendo cada detalhe da composição certamente a dança está de acordo com o estilo musical.
No improviso, o estudo favorece a percepção do que vem a seguir, como também já foi dito no texto anterior, o estudo lhe dá a possibilidade de antever a musica. Conhecendo os diversos estilos musicais e não decorando musicas o improviso se torna fácil e tranquilo. 

No vídeo a seguir há o relato de um episodio interessante que vivi quando comecei a dançar que me lançou ao estudo da musica árabe. E também uma dança gostado ao som do solo de derbak realizado por Natacha Ayme, longe dos olhos do público, após a apresentação da Mostra de Natal realizado pelo FIDES Centro de Cultura, Lazer e Saúde, momento de descontração e relaxamento. 



Se cadastre no link abaixo e receba os conteúdos e os materiais de estudo em seu email: 

Priscila Genaro e FIDES Centro de Cultura Lazer e Saúde oferecem cursos de Dança do Ventre para todos os objetivos:
  • Para quem quer fazer uma atividade física alegre, de baixo impacto, que queima calorias, fortalece a musculatura, favorece amizades e combate o estresse
  • Para quem quer ser profissional,  dar aulas e tem tempo disponível
  • Para quem quer fazer uma atividade física alegre e baixo impacto, não tem tempo disponível ou está fora de São Paulo
Fides – Aprenda Dança do Ventre de Forma Diferente
Dança do Ventre leve e democrática para você

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas