Imersão Belly Dance Janeiro 2020

O que à Imersão Belly Dance

Ela  funciona assim,  uma conversa gostosa por sobre a Dança do Ventre  sobre os fundamentos da dança, o que é dançar e o mais importante como aprender esta dança deliciosa.

Através de vídeos com aulas bem legais,  preparada exclusivamente para esta Imersão e outras aulas que ministrei em outros momentos que vale a pena serem revistas.

Nos dias marcados te enviarei um e-mail, falando um pouco sobre o mundo da Dança do Ventre. Para começar abaixo neste e-mail tem um presente, o acesso em primeira mão ao meu novo e-book "O Guia de Estudo de Dança do Ventre"

As Imersões antecedem a abertura das Vagas para a Formção.

Matrículas abertas Formação em Dança do Ventre Online




O que à Imersão Belly Dance

Ela  funciona assim,  uma conversa gostosa por sobre a Dança do Ventre  sobre os fundamentos da dança, o que é dançar e o mais importante como aprender esta dança deliciosa.

Através de vídeos com aulas bem legais,  preparada exclusivamente para esta Imersão e outras aulas que ministrei em outros momentos que vale a pena serem revistas.

Nos dias marcados te enviarei um e-mail, falando um pouco sobre o mundo da Dança do Ventre. Para começar abaixo neste e-mail tem um presente, o acesso em primeira mão ao meu novo e-book "O Guia de Estudo de Dança do Ventre"

Prontos para esta Imersão?


Aula 1 - O que é a Dança do Ventre

A Dança do Ventre é uma arte milenar, que acredito nasceu da necessidade de comunicação da humanidade, que como a sociedade foi se transformando de acordo com as diversas épocas e costumes sociais. A Dança do Ventre como a conhecemos hoje originou-se nos cafés entre as décadas de 1920 e 1930 no Cairo, por isso ela passou a ser denominada como dança Egípcia. Porém sua prática é muito mais antiga, mas infelizmente não existe um registro preciso de sua origem.

Assim, esta formatação de dança para entretenimento como a conhecemos tem por volta de 100 anos, Seu peso cultural e social é imenso, uma verdadeira história de opressão e resistência da arte como forma de vida e subsistência de famílias e grupos sociais. 



Aula 2 -  O que acontece ao corpo que dança?


Umas das coisas que adoro fazer aqui no FIDES é conversar com as pessoas enquanto ela fazem as matriculas, é neste momento que elas contam seus desejos, angustias e anseios.

E percebo duas coisas  em comum. O desejo de dançar que foi muitas vezes sufocado por questões familiares ou profissionais e a necessidade de fazer uma atividade física por questões de saúde, as vezes saúde física, outras vezes emocionais.

Seja qual for o motivo a dança é uma ótima opção, uma atividade de baixo impacto que aumenta o tônus muscular, melhora a circulação sanguínea, regula os níveis de  triglicérides e açucares no sangue, regula os hormônios do sono e  humor.  Além de ser um momento de criar laços de amizade.

Através da Dança eu fiz as pazes comigo e vejo isso em muitas pessoas que chegam aqui,  pessoas que choram ao contar seus anseios e depois através do dançar e de se relacionar com os colegas da turma ficam mais leves e felizes.

Mesmo quando o aluno faz o curso on-line existe uma rede de mídias sociais que estreitam as relações, o aluno on-line só fica sozinho se quiser.

Quem dança realmente é mais saudável e feliz

Uma vez li uma frase sobre o trabalho que tomei a liberdade de modificá-la para a Dança: " Se estiver alegre Dance, se estiver triste Dance, se estiver cansado Dance, se não tiver nada para fazer Dance, Dance, Dance, sempre Dance.

É assim que vivo, sem exageros, por isso adoro ensinar a dançar, sinto que compartilho felicidade e me faço feliz.

Quando comecei a estudar a Dança do Ventre eu saia  daqui de Itaquera ia para a zona sul da cidade para poder aprender, carregava a filharada e tudo era muito difícil.

Hoje temos a abençoada internet que coloca o mundo em nossas mãos. Quando me perguntaram pela primeira vez se eu tinha curso on-line achei impossível. Mas agora isso é real. No Curso e Formação em Dança do Ventre ensino, converso e corrijo uma aluna no Japão e várias em diversas partes do país.

 Fico feliz por todas estas facilidades e possibilidades. Poder compartilhar um conhecimento, mudar vidas. Assim como um dia mudei a minha.




 Estudo de Movimento, Técnicas de Quadril 

O que é técnica de quadril?

Técnica de Quadril é a essência da Dança do Ventre, é como fazer o  movimento de forma correta, como fazê-lo dentro de um contexto musical, e o principal como realizado na leitura correta da música de forma que pareça Dança do Ventre e não outra dança qualquer.

Por isso é importante os movimentos inúmeras vezes para que o corpo se acostume com aquele trejeito, para que execute dentro de uma linguagem especifica da Dança do Ventre. 

Exemplo, quando caminhamos naturalmente fazemos o oito de quadril, várias danças acentuam este momento, como o Zouck, a Salsa, o Funk, a Black, o Hula e muitas outras. Mas o que faz o movimento parecer com Dança do Ventre é a postura do corpo a leve projeção do quadril para frente.  E este detalhe é aprendido. 

Algumas pessoas sem perceber o fazem e outras precisa da intervenção do professor, seja no curso on-line ou no presencial a repetição sistemática dos movimentos é muito importante para que essa "ginga" se fixe e aconteça com naturalidade.

Quando fazemos um curso on-line é muito importante a auto avaliação, perceber nossos pontos fracos e fortes, pra tomarmos duas atitudes:

1ª- Se dedicar na melhoria dos pontos fracos para equalizar nossas habilidades;
2ª - Focar nos pontos fortes, nos tornando excelentes.

Cada atitude tem seus prós e contras. Se focarmos no que somos bons rapidamente ficaremos ótimos em uma única coisa. Porém perdemos na capacidade de diversificar a dança. Se nos dedicarmos na melhoria dos pontos fracos, podemos obter bons em curto prazo. O ideal é diversificar ficarmos excelentes naquilo que temos facilidade e bons naquilo que temos dificuldades. O importante é ter auto gestão, dedicação e empenho e foco no objetivo final. 

Uma forma de aprender num primeiro momento é focar em ficar ótimo no que você tem facilidade, para se sentir com mais poder e confiança. Depois volte ao seu ponto fraco como um desafio, sem esquecer que você já é bom em alguma coisa.

Mas se você não tem problemas de auto confiança e compreende que nosso corpo precisa de tempo, pode ir evoluindo dentro de um processo equilibrado, progredindo aos poucos integralmente.

Lembrando que sou formada em pedagogia e fora a Dança do Ventre o que mais estudei em minha vida é o processo de aprendizagem porque trabalho com crianças pequenas. 

Vários estudos comprovam que a aprendizagem não acontece de forma linear, ela ocorre em espiral, com muitas variações. Assim, se hoje você não consegue fazer um movimento ou apresenta uma dificuldade não se preocupe, segue o estudo, pois quando voltar naquele movimento que sentiu dificuldade seu corpo e sua mente terá subsídios para realizar o que ficou para traz.

Compreender os processos de aprendizagem ligados a Dança foi um dos motivos que me fizeram formular o Curso de Formação em Dança do Ventre voltado para quem quer dar aulas, porque um bom bailarino nem sempre é um bom professor.

E como estou nas duas áreas, foi mais fácil transitar entre o Dançar e o Ensinar Dança.


Aula 3 -  Dançando de Corpo e Alma


No ano passado fiz uma palestra com tema " Dança que Cura" no Mercado Místico, falei sobre um dos aspectos da dança pouco falado nas aulas. A movimentação energética.

Na primeira vez que ouvi o que falo na palestra, pensei "atá e coelhos botam ovos de Páscoa", mas com o tempo fui buscando respostas para sensações e sentimentos que tinha enquanto dançava, estudando, observando os acontecimentos externos e internos, passei a acreditar e entender.

Neste momento estou lendo dois livros que falam sobre o poder de cura que nosso corpo possui, Medicina Psiônica do Dr. J. H. Reyner  e Anatomia Esotérica de Bruce Burger.

Vivi a cura que dois autores explicam em dois momento da minha vida mesmo sem acreditar, mesmo sem saber que isso existia, mas por medo e como não tinha nada a perder me entreguei. E só ganhei.

Nas aulas regulares não costumo falar sobre este tema por respeito as crenças dos alunos, mas quando algo acontece ou surge o tema falo um pouco do que aprendi.

No Curso de Formação em Dança do Ventre , este assunto é tratado porque é uma das faces da Dança do Ventre, algumas danças que estão diretamente ligadas possuem origem sagrada e religiosa e precisam ser compreendidas antes de irem para o palco.


Um exercício muito legal nesta busca de Dança de Cura e o encontro da movimentação livre e espontânea,  realizo este exercício quando nas turmas tem alunos com vergonha de dançar ou que tem dificuldade em relaxar para executar os movimentos. A Dança do Ventre pede uma entrega, um Dançar de Corpo e de Alma. E este exercício ajuda nesta tarefa.

Hoje as matrículas para o Curso de Formação em Dança do Ventre estão abertas e ficarão abertas até a próxima segunda depois só no próximo trimestre.  Mas não deixe pra última hora. Não perca a oportunidade de compreender esta dança deliciosa e se quiser poder ensiná-la compartilhando essa maravilha com mais pessoas. 

Aproveite!

Comentários

Postagens mais visitadas