Estudando a Musica Árabe 6 - Enta Omri

Traga seus olhos para perto 
então meus olhos 
podem se perder na vida de seus olhos.
Traga suas mãos 
então minhas mãos vão repousar nas suas

A música que vamos estudar hoje é Enta Omri, na voz do maior músico árabe residente no Brasil Tony Mouzayek

Esta música é mais uma composição de Mohamed Abdel Wehab, e fazendo estes textos percebi que este é meu compositor Árabe preferido e ainda não tinha me dado conta disto.

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Esta composição é um clássico da música árabe e sua estrutura  simples possibilita ao cantor fazer uso de sua habilidade vocal. Umas das principais características da músicas árabe é a tradicional variação da voz em diversos tons e microtons o que causa uma certa estranheza para quem não está familiarizado. Para mim é o que dá a magia oriental à melodia. 

Originalmente foi interpretada na voz de Oum Kalthoum célebre interprete egípcia. Mas como já falei a versão estudada é na voz de Tony Mouzayek




Analise da musica Enta Omri

Tempo: 4/4
Forma: Rapsódia
Textura principal: qanum, violino, guitarra, teclado, derbak, tabla, pandeiro, vocal.
Modo Rítmico: Sama'i Thaqil, Said e Maqsun.

Características marcantes da música Enta Omri

A simplicidade em sua estrutura é o que a deixa tão linda e gostosa de dançar, pois repete muitas vezes a mesma sequencia com variações na textura que a deixa dinâmica, eu tenho a impressão de ouvir três músicas independentes o que caracteriza a rapsódia. Embora a letra segue uma sequência lógica.

A primeira parte é uma música completa com introdução, partes A, B e coda. Eu já coreografei com alunas somente esta parte que é linda, suave e com uma percussão marcante, ótimo para alunas iniciantes ou quando quer fazer uma dança mais introspectiva.  Este trecho vai até o minuto 3:11.

Depois começa a segunda parte entra a voz de Tony Mouzayek com um acompanhamento belíssimo de cordas que mais parece a "introdução" da segunda parte. Só então entra toda banda preenchendo a música, onde ocorre uma diminuição da melodia que dá a impressão que a música fica mais rápida. Mas o tempo continua em 4/4. Ao dançar é importante não sair "correndo" neste momento, a sensação de aceleração se expressa no corpo com tremidos mais intensos.

A terceira parte inicia no tempo 5:38, esta parte é mais animada um cadenciado mais solto, aqui é o momento que gosto de interagir com o público, sinto esta liberdade.

Ao final ele volta a segunda parte para finalizar, quando coreografo repito os movimentos que realizei, porém com outra dinâmica. Num improviso nem sempre tenho essa clareza devido a emoção do momento.

A primeira bailarina a dançar as músicas cantadas por Om Kalthoum foi Saheir Zaki, sua dança é delicada é precisa  exatamente o que Enta Omri pede. Se percebermos a textura dela não possibilita grandes giros e movimentações amplas, mas movimentos suaves e bem marcados. Embora  apresenta partes independentes, as partes se comunicam pelo andamento da letra. A condução melódica automaticamente induz o corpo a se movimentar de forma sinuosa numa dança bem tradicional.

Em outras postagem futuras falarei das personalidades citadas aqui. Abaixo segue um trecho dos meus estudos práticos:





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