A Dança dos 7 véus- "a dança de Salomé"

Acredito que de todas as danças agregadas e relacionadas a Dança do Ventre a dança dos sete véus é a que causa mais mal entendidos. Sou de uma família evangélica e logo que comecei a dançar ouvi da minha avó que essa dança não era boa, pois foi por causa da Dança do Ventre que João Batista foi degolado. Esta foi a primeira pesquisa que fiz na minha carreira, "a dança de Salomé".
Para uma melhor compreensão segue a contextualização do fato:
A Bíblia evangélica possui 66 livros e a católica tem 73 livros, sendo que destes, quatro contam a história de Jesus citando a passagem no qual João Batista o batiza no Rio Jordão, fato fundamental para as religiões Cristãs. João Batista é uma figura bíblica importante, era Profeta primo de segundo grau por parte da mãe de Jesus e sua principal pregação era a chegada do Messias e a remição dos pecados pelo arrependimento e o batismo. Em um de seus sermões acusou Herodias de ter um relacionamento adultero com o irmão de seu marido, o Rei da Judéia Herodes Antipas que mandou prende-lo e depois decapitá-lo.
Mateus 14:6No aniversário de Herodes, a filha de Herodias dançou diante de todos e agradou tanto a Herodes 7 - que ele prometeu sob juramento dar-lhe o que ela pedisse. 8-Influenciada por sua mãe, ela disse: "Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista". 9 -O rei ficou aflito, mas, por causa do juramento e dos convidados, ordenou que lhe fosse dado o que ela pedia 10- e mandou decapitar João na prisão. 11- Sua cabeça foi levada num prato e entregue à jovem, que a levou à sua mãe.


 Marcos 6:22 E aconteceu que a filha de Herodias se apresentou dançando e muito agradou a Herodes e aos convidados. Então, o rei brindou a jovem: “Pede-me o que desejares, e eu te darei!”. 23E sob juramento lhe assegurou: “Se pedires, ainda que seja a metade do meu reino, eu te darei!”. 24- Diante disso, saiu a moça e consultou sua mãe: “O que devo pedir?” Ao que ela recomendou: “A cabeça de João Batista!”.    


Nestes dois trechos da Bíblia que citam a festa de aniversário de Herodes e conseguente morte de João Batista, não diz que  dança Salomé realizou, nem cita o nome Salomé, nos demais livros apenas mencionam a morte do Profeta. Assim podemos concluir que a filha de Herodias pode ter realizado qualquer dança e que a dança dos sete véus como a conhecemos tem outra origem.

Foi em 1953 com o filme "Salomé"  interpretada por Rita Hayworth dirigido por Willian Diertele que a dança dos 7 véus foi eternizada como a dança responsável pela morte de João Batista.

Assim como na dança do ventre tradicional, existe a crença que a dança dos 7 véus era realizada nos templos , mas  os registros são ambíguos. O único fato realmente comprovado da dança dos sete véus é a produção cinematografia de Hollywood.  
Os bailarinos mais misticos creem na dança sagrada, que representa o desapego da matéria em busca da evolução espiritual os sete véus tem uma conotação sagrada devido a simbologia do número 7.
"O sete era considerado como sendo o número da perfeição e o número da Grande Mãe" 
Isis J. Stewart

"É uma dança sagrada na qual cada véu corresponde a um grau de iniciação"
Regina Ferrari

Para uma dança significativa e mistica segue algumas conotações do numero 7:

7 Virtudes: Fé, Esperança, Caridade, Prudência, Justiça, Força e Temperança.

7 Pecados capitais: Soberba, Ira, Inveja, Luxúria, Gula, Avareza e Preguiça.

7 Sacramentos da Igreja Católica: Batismo, Confirmação, Eucaristia, Penitência, Unção dos Enfermos, Ordem e Matrimônio.

7 Obras de Misericórdia: 
Dar de comer, beber e vestir, dar pousada, assistir os enfermos, visitar os presos e cuidar dos que partem pela morte

7 braços do candelabro judeu. O símbolo sagrado do judaísmo é o memorá, candelabro com sete braços indicando os sete dias da criação.

7 Notas musicais com 7 escalas, 7 pausas e 7 valores.

7 Cores do Arco-Íris.

7 Pragas do Egito.

7 Arcanjos: Miguel, Jofiel, Samuel, Gabriel, Rafael, Uriel e Ezequiel.

7 Leis Universais: Natureza, Harmonia, Correspondência, Evolução, Polaridade, Manifestação e Amor.

7 Dons do Espírito Santo: Sabedoria, Entendimento, Conselho, Força, Ciência, Piedade e Temor a Deus.

7 Glândulas endócrinas: Hipófise, Tiróide, Paratireóides, Supra-renais, Sexuais, Timo e Pâncreas.

7 Chacras :Básico, Esplênico, Umbilical, Cardíaco, Laríngeo, Frontal e Coronário.

7 Meios para o homem para se tornar puro ( Budismo) : Domínio de si mesmo, Investigar a verdade, Energia, Alegria, Serenidade, Concentração e Magnanimidade.

7 Virtudes: Humildade, Liberdade, Castidade, Paciência, Abstinência, Caridade e Diligência.

Obras de Misericórdia Espiritual: Dar um Bom Conselho, Instruir os Menos Esclarecidos, Corrigir os que Erram, Consolar os Aflitos, Perdoar as Injúrias, Suportar Pacientemente as Fraquezas do Próximo e Rezar pelos vivos e Falecidos.

7 Personalidades de Deus (segundo Zoroastro): Luz Eterna, Omnisciência, Retidão, Poder, Piedade, Benevolência e Vida Eterna.
70 x 7 é a conta do perdão

A criação do mundo 6+1 dias= 7.

7 São os dias da semana.

7 Dias cada fase da Lua

O desenvolvimento humano é marcado pelo contagem de 7 anos aproximadamente: 7 criança/inocência, 14 desenvolvimento da sexualidade, 21 busca da liberdade, 28 auto afirmação 35 estabilidade, 42 fé...

Seja qual for sua crença, a Dança dos 7 Véus encanta qualquer público e foi uma das minha melhores experiencia com a Dança do Ventre. O mais importante é realizar uma dança de corpo e alma, que cada véu a ser retirado tenha uma mensagem, algo a dizer ao público, que a dança seja calma e tranquila. Não existe uma regra fixa, apenas o bom senso, cada bailarino tem uma forma de se expressar e cada público pede uma performance diferenciada, mas a livre criação esbarra na criticidade histórica da Dança do Ventre que sempre deve ser considerada nas composições coreográficas.

Em tudo que é feito com amor e para o bem de todos a beleza impera.

Na sequencia a dança dos sete véus realizada por Vanessa Natali aluna do FIDES Centro de Cultura Lazer e Saúde:



Se cadastre no link e receba informações de cursos, palestras e eventos em seu email: http://fidescultural.klickpages.com.br/inscricao-base


Priscila Genaro e FIDES Centro de Cultura Lazer e Saúde oferecem cursos de Dança do Ventre em diversos formatos para atender a sua necessidade:
  • Para quem quer fazer uma atividade física alegre, de baixo impacto, que queima calorias, fortalece a musculatura, favorece amizades e combate o estresse: Aulas Convencionais Presenciais
  • Para quem quer ser profissional,  dar aulas e tem tempo disponível: Curso de Formação e Capacitação de Professores de Dança do Ventre Extensivo Presencial.
  • Para quem quer ser profissional,  dar aulas e não tem tempo disponível: Curso de Formação e Capacitação de Professores de Dança do Ventre Intensivo Presencial.
  • Para quem quer ser profissional,  dar aulas e está fora de São Paulo: Curso de Formação e Capacitação de Professores de Dança do Ventre Extensivo. Curso on-line ( Breve)
  • Para quem quer fazer uma atividade física alegre e baixo impacto,não tem tempo disponível ou está fora de São Paulo: Aulas Convencionais on-line ( Breve)
Fides – Aprenda Dança do Ventre de Forma Diferente
genaropriscila@hotmail.com







                                                 

Comentários

Postagens mais visitadas