Dança do Ventre com Pandeiro ( Daff)


Dançar com um instrumento é algo a mais no espetáculo de um bailarino. Assim como qualquer instrumento requer conhecimento da musica a ser interpretada. O Daff ou pandeiro árabe é um instrumento musical feito de madeira e revestido de couro, onde é tocado com uma das mão e segurado com a outra.
O bailarino diferente do musico, não irá tocá-lo o tempo inteiro, mas irá demonstrar sua destreza ao dançar tocando-o em determinadas partes da musica ora acompanhando a célula  rítmica  fielmente, ora pegando as batidas mais fortes e marcantes seguindo o pulso da musica ou até mesmo acompanhando a melodia. Se o bailarino e mais habilidoso pode fazer sua própria célula rítmica formado uma polirritmia  acompanhando a musica. Ou seja o bailarino é parte integrante da banda acrescido de sua performance corporal, exibindo o pandeiro de diversas formas em sua coreografia, podendo tocá-lo com diversas partes do corpo como cabeça, ombros, quadril, joelho e pés.

Segue vídeo onde falo sobre o pandeiro na dança.


Nestes outros vídeos a apresentação completa do dia 9 de julho quando dançamos no Festival da Amizade em São José dos Campos onde dançamos com pandeiro, punhal, espada e snujs:




Este post é o primeiro da série de 3 posts explicando a apresentação é os instrumentos utilizados.

Se cadastre no link abaixo e receba os conteúdos e os materiais de estudo em seu email: http://fidescultural.klickpages.com.br/inscricao-base?preview=true

Priscila Genaro e FIDES Centro de Cultura Lazer e Saúde oferecem cursos de Dança do Ventre para todos os objetivos:
  • Para quem quer fazer uma atividade física alegre, de baixo impacto, que queima calorias, fortalece a musculatura, favorece amizades e combate o estresse: Aulas Convencionais.
  • Para quem quer ser profissional,  dar aulas e tem tempo disponível: Curso de Formação e Capacitação de Professores de Dança do Ventre Extensivo.
  • Para quem quer ser profissional,  dar aulas e não tem tempo disponível: Curso de Formação e Capacitação de Professores de Dança do Ventre Intensivo.
  • Para quem quer ser profissional,  dar aulas e está fora de São Paulo: Curso de Formação e Capacitação de Professores de Dança do Ventre Extensivo. Curso on-line ( Breve)
  • Para quem quer fazer uma atividade física alegre e baixo impacto, não tem tempo disponível ou está fora de São Paulo: Aulas Convencionais on-line ( Breve)
Fides – Aprenda Dança do Ventre de Forma Diferente




Comentários

Postagens mais visitadas