Dança com punhal, uma dança misteriosa!

Dança com Punhal
A dança com punhal não faz parte do processo histórico das danças árabes ou da dança do ventre, por isso não pode ser considerado uma dança folclórica. No entanto é comum nos textos sobre dança do ventre a referencia a dança com punhal.
Como é considerado uma arma acredita-se que o punhal era usado como forma de defesa das ciganas e bailarinas que por fim era utilizado nas danças para demonstrar poder e independência.
Para se dançar com punhal é importante dar atenção a musica que junto com a composição coreográfica deve transmitir um ar de poder e mistério.Por isso musicas festivas ou folclórica não combinam com o dança com punhal.
Para uma composição mais teatral o bailarino pode cobrir o rosto com véu e também usar figurinos mais misteriosos criando uma atmosfera de desafio, força e poder. O bailarino pode fazer movimentos de apunhalar, passar o punhal sobre a cabeça, colocá-lo entre os dentes, entre os seios, apontá-lo para o quadril, abdômen e peito, apoiar a mão com o punhal sobre a testa e sobre o peito harmonizando estes gestos com as técnicas características da dança o ventre.

No vídeo abaixo falo mais um pouco sobre a dança com punhal e na sequencia está a coreografia que realizamos no dia 07/09/2016 em São José dos Campos. Esta coreografia foi elaborada por três alunas do FIDES: Natacha Ayme, Jusci Santos e Jessica Oliveira que foram desafiadas a elaborarem uma coreografia de três minutos que realizaram com excelência, tanto que a coreografia passou a fazer parte do nosso repertório de 2016. O figurino não foi elaborado para esta dança em especifico, pois no dia outras duas coreografia foram apresentadas, no próximo vídeo a apresentação completa do grupo.


A apresentação completa:



Este post é o segundo da série de 3 posts explicando a apresentação do dia 09/07/2016 e os instrumentos utilizados.

Se cadastre no link abaixo e receba os conteúdos e os materiais de estudo em seu email: http://fidescultural.klickpages.com.br/inscricao-base?preview=true

Priscila Genaro e FIDES Centro de Cultura Lazer e Saúde oferecem cursos de Dança do Ventre para todos os objetivos:
  • Para quem quer fazer uma atividade física alegre, de baixo impacto, que queima calorias, fortalece a musculatura, favorece amizades e combate o estresse: Aulas Convencionais.
  • Para quem quer ser profissional,  dar aulas e tem tempo disponível: Curso de Formação e Capacitação de Professores de Dança do Ventre Extensivo.
  • Para quem quer ser profissional,  dar aulas e não tem tempo disponível: Curso de Formação e Capacitação de Professores de Dança do Ventre Intensivo.
  • Para quem quer ser profissional,  dar aulas e está fora de São Paulo: Curso de Formação e Capacitação de Professores de Dança do Ventre Extensivo. Curso on-line ( Breve)
  • Para quem quer fazer uma atividade física alegre e baixo impacto, não tem tempo disponível ou está fora de São Paulo: Aulas Convencionais on-line ( Breve)
Fides – Aprenda Dança do Ventre de Forma Diferente




Comentários

Postagens mais visitadas