Estudo da Musica Árabe 1 - Ouvindo a Musica na Aula de Dança do Ventre.


Estudar as musicas é uma das prioridades na aula de Dança do Vente. Mas como fazer este estudo? Está é uma questão sempre em pauta para quem está começando a estudar a prática desta arte tão peculiar, tão cheia de detalhes.
É muito comum os estudos da música árabe ficarem restritos ao ritmo, porém a musica tem outras partes tão importantes quanto. Analisar e compreender a textura da musica favorece a interpretação, pois cada instrumento ou voz possui um timbre diferente lhe atribuindo uma personalidade a ser destacada na musica e consequentemente na dança. Fato perceptível num taksin, quando executado com o nay deve ser interpretado de uma forma diferente de quando executado no alaude.

A forma da musica também é importante, saber distinguir a introdução das demais partes da musica facilita na hora de compor uma coreografia com começo meio e fim.

Para facilitar os estudo proponho um roteiro. Ouça a musica várias vezes em cada vez observe um aspecto:

1º Qual o pulso, o tempo da musica;
2º Observe a textura, quantas vozes apresenta. (instrumentos, incluindo vocal);
3º Identificar a célula rítmica ou modo rítmico como é mais conhecido; 
4º Observar a forma, diferenciar as partes da musica.

Muitas pessoas fazem isso naturalmente, mas a maioria requer estudo e acuidade auditiva para perceber todos estes itens. Estudando e apurando a audição o bailarino terá mais subsídios para coreografar aproveitando melhor a musica e todas as suas nuances.
Saber dançar, também é saber ouvir.
No vídeo a seguir você assistirá um pequeno trecho da aula de introdução do módulo de musicalidade realizada pelo professor de musica Paulo Genaro do FIDES Centro de Cultura Lazer e Saúde, onde ele explica as partes da musica.




Priscila Genaro e FIDES Centro de Cultura Lazer e Saúde oferecem cursos de Dança do Ventre para todos os objetivos:
  • Para quem quer fazer uma atividade física alegre, de baixo impacto, que queima calorias, fortalece a musculatura, favorece amizades e combate o estresse: 
  • Para quem quer ser Profissional e  dar aulas 
Fides – Aprenda Dança do Ventre de Forma Diferente
Vem Dançar! O Melhor \curso on-line de Dança do Ventre, fácil, prático e acessível. Clique aqui no link: https://www.priscilagenaro.com.br/







Comentários

Postagens mais visitadas