quarta-feira, 1 de junho de 2016

Musica Árabe, ouvindo a musica na aula de dança do ventre.


Estudar as musicas é uma das prioridades na aula de Dança do Vente. Mas como fazer este estudo? Está é uma questão sempre em pauta para quem está começando a estudar a prática desta arte tão peculiar, tão cheia de detalhes.
É muito comum os estudos da musica árabe ficarem restritos ao ritmo, porém a musica tem outras partes tão importantes quanto. Analisar e compreender a textura da musica favorece a interpretação, pois cada instrumento ou voz possui um timbre diferente lhe atribuindo uma personalidade a ser destacada na musica e consequentemente na dança. Fato perceptível num taksin, quando executado com o nay deve ser interpretado de uma forma diferente de quando executado no alaude.

A forma da musica também é importante, saber distinguir a introdução das demais partes da musica facilita na hora de compor uma coreografia com começo meio e fim.

Para facilitar os estudo proponho um roteiro. Ouça a musica várias vezes em cada vez observe um aspecto:

1º Qual o pulso, o tempo da musica;
2º Observe a textura, quantas vozes apresenta. (instrumentos, incluindo vocal);
3º Identificar a célula rítmica ou ritmo como é mais conhecido; 
4º Observar a forma, diferenciar as partes da musica.

Muitas pessoas fazem isso naturalmente, mas a maioria requer estudo e acuidade auditiva para perceber todos estes itens. Estudando e apurando a audição o bailarino terá mais subsídios para coreografar aproveitando melhor a musica e todas as suas nuances.
Saber dançar, também é saber ouvir.
No vídeo a seguir você assistirá um pequeno trecho da aula de introdução do módulo de musicalidade realizada pelo professor de musica Paulo Genaro do FIDES Centro de Cultura Lazer e Saúde, onde ele explica as partes da musica.



Se cadastre no link abaixo e receba os conteúdos e os materiais de estudo em seu email: http://fidescultural.klickpages.com.br/inscricao-base?preview=true

Priscila Genaro e FIDES Centro de Cultura Lazer e Saúde oferecem cursos de Dança do Ventre para todos os objetivos:
  • Para quem quer fazer uma atividade física alegre, de baixo impacto, que queima calorias, fortalece a musculatura, favorece amizades e combate o estresse: Aulas Convencionais.
  • Para quem quer ser profissional,  dar aulas e tem tempo disponível: Curso de Formação e Capacitação de Professores de Dança do Ventre Extensivo.
  • Para quem quer ser profissional,  dar aulas e não tem tempo disponível: Curso de Formação e Capacitação de Professores de Dança do Ventre Intensivo.
  • Para quem quer ser profissional,  dar aulas e está fora de São Paulo: Curso de Formação e Capacitação de Professores de Dança do Ventre Extensivo. Curso on-line ( Breve)
  • Para quem quer fazer uma atividade física alegre e baixo impacto, não tem tempo disponível ou está fora de São Paulo: Aulas Convencionais on-line ( Breve)
Fides – Aprenda Dança do Ventre de Forma Diferente



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...