A Dança de Iaset


"A dança do ventre segundo o livro da Regina Ferrari deixa bem claro que a Dança do Ventre valoriza a mulher, pois é sagrada, extintiva e conota a fertilidade. De acordo com os fenômenos da natureza a dança foi se concretizando para agradecer aos Deuses e Deusas pelo objetivo alcançado.
            Os movimentos e ondulações no ventre representam a vida, pois a mulher representa a divindade. Cada movimento representa um elemento, um Deus ou Deusa. As batidas são 
movimentos solares, e as ondulações lunares.
            Através da dança entramos em contato com o emocional e com o físico através do sentimento, o poder que se sente desde o movimento inicial até o final. Ao expressar cada batida da música, a bailarina substitui a linguagem verbal pela linguagem corporal."

Texto escrito por Elizete Cassidori, estudante da dança do ventre no FIDES Centro de Cultura Lazer e Saúde, após a leitura do livro "A Arte Sagrada de Iaset de Regina Ferrari, 1993, Editora Ganesha.

O livro é rico na sua concepção de dança do ventre como a dança sagrada voltada para o Divino. Dentro desta visão questiono qual dança realizamos quando estamos lá no palco diante do público? O que este público vê? Qual é o objetivo da dança? Ela é sagrada, como e por que? O que é uma dança sagrada?
Para responder estas questões primeiro temos que definir o que é sagrado.
Sagrado é tudo que esta relacionado a puro, santo, divino no sentido religioso  e no sentido não religioso verdadeiro, respeitável, inviolável.  
Quando dançamos num ato real de entrega ao sabor da musica, fazendo todos os movimentos conforme acreditamos, em sintonia harmoniosa com a melodia e o ritmo, sem passos decorados, memorizados mecanicamente ou copiados de outra bailarina famosa, sem se importar com padrões, modas e estilos, sem exibição gratuita. Onde a bailarina e a música se unem num casamento de corpo, alma e sonoridade onde nada mais exite só a bailarina sendo ela a própria música...Esta é a Dança Sagrada.

Onde fazer dança do Ventre:
 FIDES Centro de Cultura Lazer e Saúde                                                                
Rua: Porto Xavier 268 - Itaquera, São Paulo 
Tel: 11 2056 0454 
www.facebook.com/FidesCultural



Comentários

Postagens mais visitadas